Alunos da Texas A&M University conhecem o Laboratório InteGrad da EESC
23 de julho de 2014

O InteGrad EESC, localizado no campus 2 da USP em São Carlos, foi financiado pelo Programa Pró-Inovação no Ensino Prático de Graduação (Pró-Inovalab), edição 2011, e tem como objetivo oferecer aulas práticas que integrem os alunos de engenharias de diversas áreas.

eesc alunos texas laboratorio integrad 2 site

O evento foi organizado pela professora Vilma Alves de Oliveira, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da EESC, em companhia do professor Shankar Prashad Bhattacharyya da TAMU. O professor Carlos Dias Maciel, também do SEL, foi convidado para ministrar a aula, apresentando uma introdução teórica sobre sinais e sistemas e a aplicação do conteúdo.

Maciel comentou que um problema encontrado no aprendizado do tema é o extenso conteúdo teórico, que dificulta uma ampla visão da aplicação das normas. “É uma ótima experiência introduzir a disciplina no Laboratório InteGrad com o intuito dos alunos realizarem a ligação entre a teoria passada e a prática aplicada”, explicou.

eesc alunos texas laboratorio integrad 1 siteOs participantes puderam analisar de perto o carro de competição construído pelo grupo de extensão EESC-USP Baja SAE, um projeto que aplica a teoria de sinais e sistemas. Com o veículo em funcionamento foi observado o exercício dos amortecedores e o efeito para modelar a suspensão, a vibração, o sinal de saída e o desempenho do carro. “Outro aspecto importante ao vivenciar a teoria na prática e a aplicação das normas, é a demanda que as indústrias automobilísticas possuem para a realização destes tipos de ensaio”, explicou o professor Maciel.

Após a demonstração do carro, o monitor Rafael Augusto Mariano realizou uma simulação de uso do microcontrolador PIC para controle PID, ferramentas amplamente utilizadas no laboratório.

O estudante Matthew Daniel Manley, de 22 anos, da TAMU, comentou que a aula prática realizada no laboratório InteGrad foi uma experiência nova, já que não existe em sua universidade um espaço semelhante no qual os alunos possam interagir e compartilhar conhecimentos nas diferentes áreas de engenharia.

A professora comentou que o ‘feedback’ dos alunos vêm sendo positivo durante as duas primeiras semanas de participação no Study Abroad. “Eles estão gostando bastante da troca de experiências, tanto acadêmicas quanto culturais”, disse.

Vilma ainda comentou que existe um planejamento para realizar na EESC a segunda edição do programa no próximo ano, em parceria com a TAMU, e analisa também os trâmites institucionais para que alunos da Escola possam participar do Study Abroad no Texas, EUA.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC