Equipe Formula SAE representa EESC em importante feira internacional
29 de maio de 2014
Compartilhe:

 

eesc formula sae feira internacional site 2.jpgPara o diretor da equipe, Murilo Rigonato, a importância da participação em uma feira dessa amplitude é a visibilidade e difusão que proporciona à EESC e à competição Formula SAE fora do ambiente acadêmico, além do retorno do marketing aos patrocinadores e a chance de conhecer novas tecnologias.  “O evento é uma grande oportunidade para se trocar informações técnicas com especialistas da área e buscar novos apoiadores no desenvolvimento do projeto”, afirmou.

 

A Feira contou com a exposição de mais de 2,1 mil marcas nacionais e internacionais espalhadas em uma área de 85 mil meros quadrados e recebeu cerca de 100 mil visitantes entre estudantes, profissionais e empresários de diversas áreas.

 

Com o objetivo de mostrar as mais novas tendências no que concerne ao desenvolvimento tecnológico de máquinas e equipamentos, a Feira Internacional da Mecânica 2014 ofereceu espaços de negócio nas áreas de administração, engenharia, logística e tecnologia da informação, atraindo representantes de quase cinquenta países ao redor do globo.

 

A Equipe EESC-USP Formula SAE existe há 11 anos e conta atualmente com a colaboração de 74 estudantes de graduação e pós-graduação em engenharia. Os alunos dividem tarefas e compõe um organograma similar ao de uma empresa, com diretor e gerentes de marketing, de recursos humanos, financeiros, de manufatura e de projetos. Atualmente o grupo está entre as cinco equipes mais destacadas da Formula SAE do mundo, com quase cinco mil curtidas na página oficial da equipe no Facebook.

 

Para estreitar o relacionamento com as empresas e o público do evento, a equipe distribuiu material de divulgação e produziu um relatório com observações das visitas recebidas no estande, informações obtidas e os interessados em parceria. Posteriormente os resultados serão discutidos em grupo e gerenciados pelos diretores e gerentes de cada função.

eesc formula sae feira internacional site 1 

A cada ano a equipe trabalha no projeto de um novo carro e o modelo de 2014, batizado de E12, está sendo produzido para disputar a etapa nacional da principal competição da área, no final do segundo semestre. Esse evento é promovido pela SAE Brasil, uma associação sem fins lucrativos que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.

 

A equipe já participou de diversas edições da competição na etapa nacional e também na mundial, conquistando bons resultados de classificação geral e de provas. Os protótipos dos carros são concebidos pelos estudantes desde o projeto até a manufatura e montagem. A EESC também é uma importante incentivadora da equipe oferecendo apoio acadêmico através de seus professores, laboratórios e demais recursos.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

 


Veja também