Pesquisadores de São Carlos recebem título de Peão da Tecnologia
14 de maio de 2014
Compartilhe:

 

eesc titulo peao da tecnologia parqtec 1
Os homenageados: Edgar Dutra Zanotto, da UFSCar, e José Guilherme Sabe, da EESC–USP.

O Título, criado em 1993 pela Fundação Parque Tecnológico de São Carlos - ParqTec, é concedido a pessoas que tenham contribuído significativamente, através de inovação tecnológica, para aumentar a produção, a qualidade e a competitividade de produtos, processos e serviços nas empresas.

 

Segundo o Vice-Reitor da UFSCar, Dr. Adilson de Oliveira, que apadrinhou o prof. Zanotto na cerimônia de premiação, suas ações em prol da inovação têm contribuído de maneira significativa para consolidar o prestígio da UFSCar como instituição de excelência e para a construção da Capital da Tecnologia.

 

Para o prof. Zanotto, esses 30 anos de atividades como Curador do ParqTec - período em que a entidade viabilizou o nascimento de aproximadamente 120 empresas de base tecnológica - foram extremante educativos e contribuíram sobremaneira para a sua própria formação como pesquisador e educador.

 

“Os homenageados possuem todas as características de um Peão da Tecnologia. São dinâmicos, estratégicos, inovadores, ativos, transparentes e humanos”, afirmou o presidente do ParqTec, Sylvio Goulart Rosa Jr.

 

Segundo a profa. Yvonne Mascarenhas, que apadrinhou o prof. Sabe no evento, a homenagem é fruto das pesquisas, dos projetos e do estimulo ao surgimento de novas empresas inovadoras.

 

Para o prof. Sabe, papel do ParqTec tem sido, nestes 30 anos, o de converter conhecimento em aplicação real. Um exercício nada novo e, extremamente constante em países desenvolvidos; onde o conhecimento e a pesquisa terminam por se converter em bem-estar e segurança para o seu povo.

“Me sinto honrado em participar da equipe do ParqTec e de receber dela este prêmio, onde nele, mais do que o mérito, posso reconhecer o carinho e a consideração de todos os seus membros”, afirmou Sabe.

A cerimônia, realizada no São Carlos Science Park - Parque Tecnológico de São Carlos contou com a presença de pesquisadores, professores, empresários e autoridades locais e regionais.

Prof. Dr. Edgar Dutra ZanottoO Prof. Dr. Edgar Dutra Zanotto é Engenheiro de Materiais pela UFSCar, Mestre em Física pela IFSC - USP e PhD em Tecnologia de Vidros pela Universidade de Sheffield, na Inglaterra. Ele atuou como professor visitante no Department of Materials Science and Engineering da University of Arizona em 1987 e no College of Optics and Photonics da University of Central Florida em 2005, ambos nos EUA.

eesc titulo peao da tecnologia parqtec 2
Da esquerda para direita: o vice-reitor da UFSCar, Adilson de Oliveira; professor Zanotto; o conselheiro do ParqTec, Carlos Partel; e o presidente do ParqTec, Sylvio Rosa.

O pesquisador, Professor Titular do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (DEMa - UFSCar) e membro do Conselho de Curadores do ParqTec foi o vencedor do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia – Edição 2012. Zanotto já foi agraciado com mais 25 prêmios, que incluem três dos mais importantes em ciência dos vidros (Zachariasen Award concedido pelo J. Non-Crystalline Solids, Vittorio Gottardi Prize pela International Commission on Glass e G. W. Morey Award pela American Ceramic Society).

As atividades de pesquisa do professor e seus colaboradores focam principalmente o tema “cristalização e propriedades de vidros”. O professor e seus colaboradores já publicaram mais de 200 artigos, no Brasil e no exterior, realizaram mais de vinte projetos em parceria com empresas. O Conselheiro possui ainda 12 patentes depositadas, duas delas premiadas pelo Ministério da Educação (MEC) e pela International Business Machines (IBM), e no Concurso Nacional “Prêmio Governador do Estado” - Invento Brasileiro 1996.Zanotto é Pesquisador do CNPq, Fellow da Society of Glass Technology (UK), membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), World Academy of Ceramics e da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS).

O professor Zanotto também atuou como Coordenador Adjunto da diretoria científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), entre 1995 e 2005, com participação ativa na concepção e implantação de diversos projetos de fomento à pesquisa e de divulgação científica. Atualmente ele acumula as seguintes funções administrativas e consultivas: Diretor do CEPID-Fapesp (CeRTEV- Center for Research, Technology and Education in Vitreous Materials), Supervisor do Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV)-DEMa/UFSCar, Editor principal do Journal of Non-Crystalline Solids, Secretário da Glass and Optical Materials Division da ACerS (USA), Vice-Chair do Comitê Técnico de Cristalização de Vidros da International Commission on Glass; Membro dos Conselhos do International Materials Institute (USA), da ACIESP e do IMPA; Diretor da Associação Brasileira de Cerâmica e Curador do ParqTec desde 1984.

Prof. Dr. José Guilherme SabeNatural de Botucatu, o Prof. Dr. José Guilherme Sabe é graduado em Engenharia Elétrica - Eletrônica na Escola de Engenharia de São Carlos – USP e bacharel em Computação na Universidade Federal de São Carlos.

eesc titulo peao da tecnologia parqtec 3
Da esquerda para direita: professor Sabe; professora Yvonne Mascarenhas (IFSC-USP); o conselheiro do ParqTec, Carlos Partel; e o presidente do ParqTec, Sylvio Rosa.

Em busca de seu aprimoramento profissional, tem seu título de Mestre em Engenharia Eletrônica através da USP. Especializou-se em Mecânica Fina na TechinischeHoeschule Darmstadt na Alemanha. Já de volta ao Brasil, defendeu seu Doutorado em Física mais uma vez na USP de São Carlos.

Como um bom filho a casa retorna, é professor concursado da Escola de Engenharia de São Carlos, USP, onde contribui à formação de novos profissionais. Soma ainda a participação em de diversos projetos envolvendo não apenas os diferentes departamentos da Universidade de São Paulo, como também outras universidades e empresas privadas.

 

Não obstante ao seu perfil acadêmico, é diretor da Equitron Automação, empresa nacional do segmento de automação mecânica que atende ao exigente mercado automotivo. Concomitante às atividades de docente e empresário, integra a diretoria do Parque de Alta Tecnologia de São Carlos – ParqTec desde 1.987, é conselheiro titular da Delegacia Regional Ciesp São Carlos, membro titular do Conselho Consultivo Senai e membro titular do Plano de Auxilio Mútuo do Posto de Bombeiros de São Carlos.

Em reconhecimento ao seu desemprenho, foi homenageado em todas as suas áreas de atuação. Como professor, foi homenageado pelos formandos de Engenharia Mecânica-mecatrônica dos anos de 1996 e 1997; como industrial foi agraciado com o título de Industrial do Ano de 2002 pelo CIESP - São Carlos e Câmara Municipal.

Como cidadão as menções foram feitas pelo Corpo de Bombeiros, como Amigo e Bombeiro Honorário; recebeu Diploma de Honra ao Mérito como colaborador da Polícia Militar de São Paulo e do GATE, e pelo Exército Brasileiro, recebeu Diploma de Colaborador Emérito. E recentemente, foi o profissional homenageado do ano pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de S. Carlos(AEASC).

Por Geziellen Silva da Assessoria de Imprensa do ParqTec

 


Veja também