Workshop sobre Modelagem de Materiais promove interação entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros
09 de abril de 2014
Compartilhe:

 

eesc wokshop modelagem de materiais 01O evento teve como principal objetivo expor os estudos da área a fim de promover a troca de informação no desenvolvimento de projetos. As apresentações de uma hora de duração – uma inovação neste tipo de workshop – permitiram o aprofundamento das pesquisas e uma ampla discussão dos participantes.

 

Durante a semana foram apresentados 14 seminários nas disciplinas de Engenharia, Física e Matemática – relacionados aos tópicos de Modelos Constitutivos, Modelagem de Compósitos, Mecânica das Estruturas e Mecânica da Fratura. “Existe uma interdisciplinaridade das áreas que nos facilita compartilhar o conhecimento e as experiências de cada pesquisador para empregar na área de Modelagem de Materiais”, comentou Aguiar.

 

No segundo dia de workshop os participantes foram convidados a visitar as dependências e os laboratórios do Departamento para observarem os projetos desenvolvidos, os equipamentos e a infraestrutura. Um passeio oportuno para os visitantes conhecerem os métodos e conceitos de trabalho desenvolvidos na Escola.

 

O pesquisador canadense, Patrick Selvadurai, da McGill University, localizada em Montreal, apresentou o trabalho Mechanics of Hyperelastic Polymeric Membranes e ressaltou que o workshop proporcionou-lhe o encontro com grandes especialistas da área de Modelagem de Materiais e também a oportunidade de conhecer as pesquisas locais. “As pesquisas brasileiras estão avançando e destacando-se por meio dos investimentos de institutos e centros de pesquisa e do empenho de grandes estudiosos nas áreas de Engenharia, Física e Matemática”, destacou Selvadurai.

 

eesc wokshop modelagem de materiais 02Apresentando o trabalho Asymptotic Theories for Thin-Walled Beams, o especialista em Mecânica Contínua e Matemática, Roberto Paroni, da Università degli Studi di Sassari, de Alghero, na Itália, destacou que “a troca de experiências com outras teorias de aplicações agregam-se aos meus estudos, assim como minhas pesquisas podem contribuir para outros trabalhos”.

 

Ao final do evento os autores participantes foram convidados a submeter seus artigos ao Journal of Mechanics of Materials and Structures (JoMMS), uma revista científica bem conceituada pela avaliação Qualis da Capes. Os artigos serão avaliados e, se aprovados, serão publicados em uma edição regular com uma referência à apresentação no Workshop Internacional sobre Modelagem de Materiais.

 

Por Keite Marques, da Assessoria de Comunicação da EESC

 


Veja também