Minicurso de microscopia atômica ocorre em abril
25 de março de 2014

A apresentação será feita pela professora Agnieszka Tercjak Sliwinska, pesquisadora Ramón y Cajal do Departamento de Engenharia Química e de Meio Ambiente da Universidad del País Vasco, de Bizkaia, Espanha.

Na oportunidade a docente irá abordar os seguintes conteúdos:

• Metodologia de preparação de diferentes materiais para análises AFM;

• Caracterização morfológica de diferentes materiais empregando AFM;

• Propriedades elétricas empregando Microscopia de Forças Eletrostáticas (EFM);

• Microscopia de Força Atômica Condutora (TUNA);

• Propriedades magnéticas empregando Microscopia de Força Magnéticas (MFM);

• Propriedades mecânicas empregando Peak Force QNM;

• Aplicações em Nanotecnologia.

O evento é organizado em parceria pelo Grupo de Pesquisa em Química Medicinal e Medicina Regenerativa (Quimmera) do Centro Universitário de Araraquara (UNIARA), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e o LAPRAS.

Serão recebidas inscrições através do e-mail grupoquimmera@uniara.com.br até que se atinja a capacidade de 60 vagas do auditório. O minicurso será proferido em língua espanhola e aberto ao público, porém o tema e a profundidade da abordagem poderão ser de maior interesse para pesquisadores e alunos de pós-graduação.

Sobre a pesquisadora

Além de pesquisadora Ramón y Cajal da Universidad del País Vasco, Sliwinska é membro do grupo de Tecnología + Materiais e professora do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais Renováveis (Donostia-San Sebastián) e de Engenharia de Materiais Avançados (Bilbao). Confira seu currículo completo.

O LAPRAS encontra-se no Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA) da EESC, localizado na área 1 do campus de São Carlos da USP, sito à Av. Trabalhador são-carlense, 400.

informação

Laboratório de Processos Avançados e Sustentabilidade