Docente da EESC é destaque como Program Chair em conferência internacional
14 de março de 2014
Compartilhe:

 

Foi a primeira vez que o professor foi convidado como Program Chair em uma conferência internacional, fato que raramente ocorre nesse tipo de evento, uma vez que tradicionalmente é convidado um pesquisador local.

 

Para Cliquet o convite foi muito honroso e resultou do reconhecimento aos trabalhos e apresentações realizados anteriormente em eventos internacionais, com destaque para a participação como Keynote Speaker (palestrante principal) na 4th Biodevices, ocorrida em 2011, em Roma, e como Invited Lecturer (palestrante convidado) no 11th Vienna International Workshop on Functional Electrical Stimulation, em 2013, na cidade de Graz, na Áustria.

 

Professor Alberto Cliquet

“Creio que o convite seja consequência de como o nosso trabalho feito no Brasil é destacado no exterior. Somos citados no Google Scholar cerca de 100 vezes ao ano, ou seja, alguém de fora do Brasil cita nossos trabalhos duas vezes por semana. Com esse prestígio muitos estrangeiros querem trabalhar conosco”, destaca o pesquisador.

 

O objetivo do evento sobre eletrônica e dispositivos biomédicos foi reunir pesquisadores e profissionais das áreas de engenharia elétrica e mecânica interessados em estudar e usar modelos, equipamentos e materiais inspirados no complexo biológico humano. Palestrantes de diversos países expuseram seus trabalhos nas áreas de lesões medular, cardiovascular e neurológica, e vários estudos foram apresentados com o objetivo de viabilizar tecnologias nos processos de tratamento. Dispositivos de monitoramento, sensores de instrumentação e sistemas, biorobotics, micro-nanotecnologias e biomateriais foram algumas das tecnologias abordadas na conferência.

 

O docente – que também é professor do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Médicas e responsável pelo Laboratório de Biomecânica e Reabilitação do Aparelho Locomotor do Hospital de Clínicas, ambos da Universidade de Estadual de Campinas (Unicamp) – realiza pesquisa na área de lesão medular em pacientes paraplégicos e tetraplégicos, na qual aplica estímulo eletrônico neuromuscular para gerar movimentos dos membros inferiores e superiores.

 

Para próxima edição da Biodevices, em 2015, o professor já foi convidado e confirmou presença novamente como Program Chair da conferência, que será realizada de 12 a 15 de janeiro do próximo ano, em Lisboa, Portugal.

 

Por Keite Marques, da Assessoria de Comunicação da EESC

 


Veja também