História do Egito Antigo é tema de palestra na EESC
12 de março de 2014

A apresentação terá duração de uma hora acrescentada de mais 15 minutos para perguntas e análises. A palestra é gratuita, sem necessidade de inscrição, e voltada para alunos, servidores docentes, técnicos e administrativos e demais interessados.

A palestra terá destaques como O Platô de Giza e a Esfinge e A Construção das Pirâmides, sendo que este último abordará algumas curiosidades: Como as pirâmides foram feitas, e com qual propósito? Quem as construiu? Foram escravos? Como e onde os trabalhadores da antiguidade viviam? Você sabia que mais de 147 pirâmides grandes foram construídas e outras centenas menores? E que o primeiro grande construtor de pirâmides tentou três vezes, até conseguir chegar à forma ideal?

A história Egípcia divide-se em dinastias, nem sempre hereditárias, que por conveniência foram agrupadas em Antigo Império (da 3º a 6º dinastia), Médio Império (11º e 12º dinastias) e Novo Império (18º a 20º dinastia). Essa concepção é considerada moderna, já que os egípcios antigos acreditavam que o calendário recomeçava a cada novo faraó.

Localizado no nordeste da África, o Egito é um grande oásis cortado pelo Rio Nilo e que, segundo Geribello, inundava suas margens anualmente, proporcionando ricas colheitas que sustentaram a sociedade egípcia por mais de 3 mil anos. O deserto agia como uma barreira natural protegendo o Egito das invasões estrangeiras e criando um clima seco que preservou grande parte de seus monumentos e tesouros.

O engenheiro e empresário

eesc marcos geribelloFormado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP em 1966, Marcos Geribello iniciou os estudos de Egiptologia há mais de três décadas e a paixão pelo Egito fez com que se aprofundasse a ponto de aprender a ler os hieróglifos. Possui em sua biblioteca mais de 300 volumes sobre o assunto. A consistência de seu conhecimento foi adquirida em viagens ao Egito e museus na Europa e Estados Unidos e em pesquisas bibliográficas constantes.

O engenheiro entrou cedo no mercado de trabalho. Sua principal experiência foi na empresa de engenharia Envil, de onde saiu para fundar a Geribello Engenharia que desde 1979, ano da fundação, vem atuando no setor de engenharia consultiva.

Em 2001 foi convidado para treinar os monitores da exposição O Egito dos Tempos dos Faraós realizada no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), com peças do acervo do Museu do Louvre, de Paris.

A partir daí iniciou uma série de palestras em escolas, universidades, clubes e empresas. Em 2007 passou a dar aulas na Casa do Saber e cursos específicos para grupos com viagens marcadas para o Egito.

icone barra

• EESC na mídia Vídeo: EESC realiza palestra sobre Egito antigo nessa segunda-feira