EESC encerra a semana de recepção aos calouros com sucesso em todas as atividades
24 de fevereiro de 2014

eesc recepcao aos calourosA abertura da semana, no dia 17, foi marcada por uma conversa com o diretor da Unidade, Geraldo Roberto Martins Costa, com o presidente da Comissão de Graduação, Eduardo Morgado Belo, além dos coordenadores de cursos. Também tiveram destaque o bate-papo e a visita monitorada desenvolvidos com os pais, novidades da programação deste ano.

As atividades continuaram na terça-feira, dia 18, com duas palestras no Anfiteatro Jorge Caron. A primeira apresentação, intitulada A Importância da Prática da Boa Ética na vida Profissional, foi ministrada pelo professor Carlos Goldenberg, docente do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL), que destacou conceitos sobre ética, responsabilidade social e liderança nas diversas esferas da engenharia.

A aplicação da ética desde a universidade até a vida profissional também é tema de disciplinas oferecidas por Goldenberg, que convidam ao aprendizado e ao exercício da reflexão sobre o tema. Segundo o docente, a engenharia é uma sequência de atividades geralmente pré-programadas de normas, e o engenheiro nem sempre está preparado para tomar decisões que estejam fora das regras. “Decidir entre o certo e o errado é obvio. O objetivo é que ele saiba decidir entre o certo e o certo”, ressaltou.

A segunda palestra oferecida foi Empreendendo na Faculdade, apresentada pelo ex-aluno Felipe Arenales Santos, do curso de Engenharia de Computação, o qual é oferecido pela EESC em parceria com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. Graduado em 2010, Arenales começou a trabalhar com desenvolvimento de produtos e, em 2012, deu início ao seu próprio negócio como cofundador de um site de venda de passagens de ônibus, o Chegue.Lá.

Arenales apontou os primeiros passos e ferramentas para os estudantes que queiram seguir o mesmo caminho. “O empreendedorismo é um resultado basicamente de interesse e atitude, e empreender na faculdade é uma boa oportunidade, pois é um período em que aluno tem mais liberdade para ousar, diferente de quando já está inserido no mercado e precisa tomar decisões mais drásticas”, comentou.

Na quarta-feira, dia 19, o Centro Acadêmico Armando Salles de Oliveira (CAASO), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e as Secretarias Acadêmicas promoveram palestras e apresentações, bem como outras atividades de integração durante a semana.

eesc recepcao aos calouros3Os calouros participaram na manhã de quinta-feira, dia 20, no Ginásio de Esportes, de uma atividade diferente: o Fut Cão Mão. Comandados por funcionários da Escola – José Luiz Dorici, que também é adestrador, e Luis Antônio Rossi Pereira, que possui formação acadêmica de educador físico –, os ingressantes jogaram uma partida de futebol com cachorros adestrados das raças Golden Retriever, Border Collie e Saluki.

O evento teve o objetivo de desenvolver integração entre os participantes em companhia dos cães e foi organizado pelo programa institucional EESC ComVida, que oferece aos estudantes opções de atividades de bem estar e lazer durante a vida universitária.

No período da tarde, os calouros dividiram-se em grupos e realizaram a Calourada Solidária, promovida pelo CAASO, que é um evento no qual os alunos têm a oportunidade de realizar ações solidárias em instituições assistenciais da cidade.

Foram visitadas as entidades Salesianos e Nosso Lar, nas quais os calouros e veteranos promoveram atividades recreativas e de lazer com jogos de bola e pinturas com guache, além de dispensarem muita atenção e carinho às crianças atendidas.

Encerrando as atividades da semana, na sexta-feira, dia 21, ocorreu a apresentação dos grupos de pesquisa e extensão da EESC: Aerodesign SAE Brasil, Baja SAE, Formula SAE, Grupo Manutenção de Aeronaves (GMA), SEMEAR, Tupã, Warthog Robotics, Topus, EESC jr. e Geisa.

eesc recepcao aos calouros2Realizado no Anfiteatro Jorge Caron, o evento contou com um grande público que prestigiou atentamente as palestras sobre as características dos projetos, trabalhos em equipe, competições e prêmios conquistados, além das informações sobre os processos seletivos para escolha de novos membros. Após as apresentações os calouros tiveram a oportunidade de conversar com os membros dos grupos e conhecer os trabalhos que ficaram expostos no Espaço Primavera.

Algumas atividades destinadas aos calouros terão continuidade durante esta semana, com breves apresentações antes do início das aulas sobre o USP Recicla, o EESC ComVida, a Comissão de Cooperação Internacional (CCint), a Seção Técnica de Informática (SCINFOR), a Biblioteca e sobre o tema Escrita Cientifica.

Por Keite Marques, da Assessoria de Comunicação da EESC

{gallery cols=4}/noticias/recepcao_calouros_2014_final{/gallery}