EESC inicia semana de recepção aos calouros com expressiva participação dos pais
18 de fevereiro de 2014

eesc xvi semana 001 abertura recepcao calouros ginasioA abertura das atividades ocorreu no Ginásio de Esportes com a apresentação e conversa com o diretor da Unidade, Geraldo Roberto Martins Costa, com o presidente da Comissão de Graduação (CG), Eduardo Morgado Belo, além dos coordenadores de cursos, que também compuseram a mesa. Na ocasião, o Diretor aproveitou para dar as boas-vindas a todos e discursou brevemente sobre a nova etapa que se inicia para os novos alunos da EESC, além de destacar o excelente conceito de ensino da USP entre as demais universidades públicas. “É uma satisfação tê-los aqui, e por terem optado em estudar nesta Escola. Hoje, acompanhados por seus pais e familiares, dividimos o orgulho de fazerem parte da nossa história”, afirmou. Em seguida todos os presentes foram convidados a saborear um café da manhã servido no próprio Ginásio, de onde os calouros partiram com as respectivas Secretarias Acadêmicas para realizarem outras atividades de integração. Enquanto isso, os familiares dirigiram-se ao Anfiteatro Jorge Caron para participarem do bate-papo Meu filho entrou na EESC, que teve por objetivo proporcionar um momento de descontração e integração da família ao ambiente universitário, sanar dúvidas sobre a Universidade e seu funcionamento, conhecer as oportunidades em relação às bolsas, auxílios, atividades extracurriculares, entre outros. Essa foi a primeira vez que a Escola realizou atividades especificas para os pais durante a recepção. eesc xvi semana 003 bate papo pais jorge caronOs pais foram recebidos pelas assessoras administrativas Rosane Aranda e Teresinha Coletta, além do assistente técnico acadêmico, Wagner Paschoal de Andrade Antônio, o chefe do Departamento de Engenharia Aeronáutica, professor Fernando Martini Catalano e o presidente da CG, professor Eduardo Morgado Belo. Na oportunidade, foi apresentado o vídeo institucional, o hotsite desenvolvido para os calouros e o programa institucional EESC ComVida, que tem o intuito de criar alternativas de integração e promoção da qualidade de vida das comunidades interna e externa à Escola, visando a uma vida mais saudável por meio do esporte, cultura e relação social. Durante a tarde os pais dos calouros participaram de uma visita monitorada que apresentou as áreas 1 e 2 do Campus da USP de São Carlos. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história da EESC, seus simbolos, a localização de cada departamento e inteirar-se sobre suas características. Fez parte do roteiro a visita ao Hangar 1 do Departamento de Engenharia Aeronáutica, Biblioteca e Bloco Didático, além ao Restaurante Universitário, onde foram recebidos pela nutricionista e chefe de seção Cláudia Maria Faccin Paschoalino, que falou sobre as opções de cardápio e cuidados com a preparação das refeições. Muitos registraram com fotos os lugares visitados.

IMG 8358 IMG 8391

eesc xvi semana 002 visita monitorada

Os eventos repercurtiram positivamente entre os pais, que aprovaram a iniciativa da EESC de os incluírem na recepção. A mãe e dona casa, Alessandra Braga Braz, de 38 anos, disse que gostou muito e aprovou as atividades. “Por ser uma experiência nova, eu cheguei com receio de como a Universidade iria acolher meu filho. Porém, tudo que nos foi apresentado atendeu a minha expectativa”, falou. O pai e químico, Edilson Gonçalves Braz, de 46 anos, comentou que se atentou às explicações sobre os cursos, preocupado com filho Raul Braz que irá iniciar os estudos em Engenharia de Materiais e de Manufatura. “Gostei da conduta dos professores para com os alunos a fim de manterem a disciplina e cumprirem corretamente a grade curricular. Estou muito satisfeito em saber da dedicação que a Escola demonstra para com os calouros”, destacou.

Por Keite Marques, da Assessoria de Comunicação da EESC

{gallery cols=4}/noticias/recepcaocalouros2014/dia01{/gallery}