InteGrad-EESC promoveu o primeiro treinamento multidisciplinar
14 de fevereiro de 2014

eesc integrad 01A prática foi realizada para demonstrar a atualização do aplicativo Simulink/Matlab que é integrado ao sistema de desenvolvimento dSPACE, o qual possibilita ensaios com atuadores e sensores.

Na ocasião, a nova versão do sistema foi configurada para ser usada com a plataforma Iron Bird, que é um sistema de simulação e teste de sistemas embarcados e de atuação para aeronaves.

Para o docente Eduardo Morgado Belo, do SAA, o treinamento destinado a alunos e professores serviu como oportunidade de acompanhar a instalação e a atualização do aplicativo para uso e ajustes a diversas áreas de estudo.

“Para os projetos da Engenharia Aeronáutica, a atualização do software amplia as possibilidades de funcionalidade do Iron Bird, permitindo que durante a simulação de um voo, o aluno tenha simultaneamente o desempenho de peças físicas da aeronave”, disse Belo.

O laboratório multidisciplinar

O InteGrad EESC foi constituído com o prêmio do Programa Pró-Inovação no Ensino Prático de Graduação (Pró-Inovalab), edição 2011, através de um projeto acadêmico elaborado por uma comissão de docentes formada pelos professores Edmundo Escrivão Filho do Departamento de Engenharia de Produção (SEP), Luiza Maria Romeiro Coda e Vilma Alves de Oliveira do Departamento de Engenharia Elétrica e Computação (SEL) e Fernando Martini Catalano do SAA.

“O objetivo é integrar conhecimentos de diversas disciplinas de graduação a partir de projetos de engenharia, proporcionar a imersão de alunos nos problemas de sistemas complexos e desenvolver a sua atuação em equipes multidisciplinares”, explicou Vilma.

Os projetos integradores são nas áreas de sinais, controle, dinâmica de voo, acionamento, sistemas digitais e computacionais e estão articulados nos módulos: simulação e controle de carro a combustão, aplicações de controle e eletrônica digital, integração de sensores e atuadores de aeronaves, análise de sinais de amortecedor de veiculo, utilização de caverna virtual em aulas e em simulações e gestão de trabalhos.

“Os projetos são os elementos agregadores, e o laboratório possibilita um ambiente facilitador da interação docente-docente e docente-discente”, destacou a professora.

eesc integrad 02

A prioridade é a inovação no ensino de graduação, mas pode apoiar o desenvolvimento de projetos de conclusão de curso, atividades de equipes de competição e de pesquisa. “O laboratório foi criado para ser um espaço flexível, podendo ser usado por alunos de pós-graduação e permitindo a inclusão de novos tópicos e outros cursos da engenharia e também da matemática e física”, explicou Vilma.

O recurso repassado foi de R$ 500 mil. Com ele foram adquiridos mobiliário, bancadas, instrumentos, ferramentas, sistemas de desenvolvimento, fresa, atuadores e sensores, multimídia e roteador de rede sem fio.

O laboratório tem previsão de ser inaugurado oficialmente ainda neste semestre, em uma aula de graduação a ser agendada.

Por Keite Marques, da Assessoria de Comunicação da EESC