EESC sediou workshop sobre hidrogênio e energia eletro-química
13 de fevereiro de 2014
Compartilhe:

 

O evento contou com quatro equipes de pesquisadores que apresentaram individualmente os subprojetos desenvolvidos com a finalidade da utilização de células de hidrogênio para a obtenção de eletricidade. O professor Ruy Alberto Corrêa Altafim, docente do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL), explicou que a proposta do projeto é unificar as competências dos maiores especialistas brasileiros na área e promover o desenvolvimento tecnológico para a indústria.

 

eesc sel workshop 12.2.20142“O objetivo é conciliar os estudos avançados em química básica aos conhecimentos da engenharia para oferecer novos produtos tecnológicos nacionais e que futuramente possam ser ofertados à sociedade. Estamos adiantados em pesquisa, mas carentes em tecnologia.”, disse Altafim.

 

Os grupos de trabalho são formados por docentes da USP – ligados à EESC e ao IQSC –, além da parceria de professores do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

  

O projeto é coordenado pelo professor Ernesto Rafael Gonzalez, docente do IQSC, que destacou a grande evolução nos subprojetos apresentados e a importância da fusão do conhecimento. Também ressaltou que o projeto tem mais dois anos para novos avanços na área.

  

eesc sel workshop 12.2.2014“Mais que importante para as pesquisas e a evolução dos resultados, é essencial a fusão das partes para que o objetivo do desenvolvimento tecnológico seja alcançado”, afirmou Gonzalez.

  

O professor José Roberto Monteiro, docente do SEL, explicou que os resultados do II Workshop, constando os avanços das pesquisas, serão publicados em revistas especializadas ou apresentados em congressos da área. “Cada grupo de pesquisa escolhe a forma de divulgação dos trabalhos. O SEL, por exemplo, tem a pretensão de apresentar seus resultados em um congresso futuro que ocorrerá nos Estados Unidos”, comentou.

 

Por Keite Marques, da Assessoria de Comunicação da EESC


Veja também