Aula magna e inaugurações abrem a programação dos 70 anos da EESC-USP
16 de fevereiro de 2023
O secretário de Estado Vahan Agopyan, durante a abertura das comemorações.

“Os desafios do ensino superior” foi o tema da aula magna proferida pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, Vahan Agopyan, durante a cerimônia que marcou o início da programação comemorativa dos 70 anos da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP).

Realizado no último dia 10, no Espaço Minerva (Área 1 do campus), o evento contou com a presença de dirigentes da Universidade e de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo municipais, empresas, incubadoras e outras instituições locais, além de professores e funcionários da EESC.

Durante a explanação, Vahan falou sobre a “quarta missão da Universidade”, que ele define como o papel da instituição na proposição de políticas públicas para “auxiliar os governos, em diversos níveis, a formular políticas públicas mais bem elaboradas”.

“Transformar o resultado de nossa pesquisa em uma proposta de política pública é muito importante. Tivemos experiências na pandemia e mostramos que, com conhecimento, combatemos uma crise sanitária gravíssima”, afirmou o secretário, que também foi reitor da Universidade entre 2018 e 2022.

Também presente em São Carlos, o atual reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, destacou que a EESC é uma Unidade que se modernizou muito. “Quando temos um lugar agradável e moderno para estudar ou trabalhar, você se dedica mais”, complementou o reitor, mencionando a nova infraestrutura local inaugurada também na última sexta-feira (leia mais abaixo).

“Nesse movimento de interiorização do ensino superior, as faculdades foram criadas no interior de uma maneira diferente das faculdades da capital, e não como uma cópia delas. Essas faculdades vieram com características diferentes, formação diferente, espírito diferente, o que faz com que a Universidade tenha uma diversidade muito grande. E, aqui em São Carlos, vocês conseguiram fazer uma escola de engenharia de nível internacional”, destacou Carlotti Junior.

O diretor da EESC, Edson Cezar Wendland, fez uma apresentação, na qual resgatou os momentos marcantes da trajetória da Escola de Engenharia de São Carlos ao longo dos anos. “O que fazemos na EESC é acolher todos os estudantes e dar a todos a melhor formação técnica possível e também formar cidadãos. Todos devem contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária”, ressaltou Wendland, que encerra seu mandato neste mês. Os novos diretor e vice-diretor da EESC, Fernando Martini Catalano e Antônio Nélson Rodrigues da Silva, respectivamente, também participaram dos eventos.

O diretor da EESC (à esquerda) entrega uma homenagem ao reitor da USP.

Infraestrutura para inovação, convivência e eventos

A EESC terá ao longo de 2023 uma série de eventos, alusivos aos seus 70 anos de atividades (iniciadas oficialmente em 18 de abril de 1953).

Além da aula magna, também no dia 10,  foi feita a denominação do Bloco E-1, que recebeu o nome de Professor Theodoreto de Arruda Souto (primeiro diretor da EESC), e a inauguração do Espaço Minerva - um complexo que integra o Anfiteatro Jorge Caron (reformado recentemente), o Anfiteatro Luiz Gastão de Castro Lima e o Salão Primavera.

Outro momento importante foi a entrega das obras de reforma dos prédios da Biblioteca e do piso superior do Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia (Cetepe), que passou a contar com uma Sala de Projetos Integrados, a Arena TED e o Labmaker.

A remodelação naquela área visa à criação de um projeto de fortalecimento da rede de apoio às atividades-fim da Universidade, por meio de um espaço integrado de convivência, estudo, pesquisa e trabalho cooperativo de alunos, grupos de extensão e de atividades acadêmicas complementares.

Logomarca e Hot site

A Escola ainda lançou, no início do mês, a logomarca comemorativa, que estará presente em todo material de divulgação da efeméride, e também o hot site EESC 70 anos, com informações históricas, depoimentos e a programação de eventos.

As atividades alusivas à data, que vão se estender durante todo o ano, são organizadas pelo Grupo de Trabalho, designado pela Diretoria e coordenado pelo professor Denis Vinicius Coury.

A cerimônia na íntegra, realizada em São Carlos, no dia 10, incluindo a aula magna, está disponível no Canal da EESC no YouTube.

História

As atividades da EESC tiveram início oficialmente no dia 18 de abril de 1953, quando foi proferida a aula inaugural, no prédio que hoje abriga o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), no centro de São Carlos. A Escola alavancou o desenvolvimento tecnológico e educacional da cidade, reconhecida como A Capital da Tecnologia.

Sua evolução e desdobramento resultaram na criação das demais unidades que compõem o campus – Instituto de Química de São Carlos (IQSC), Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU).

Oferece 10 cursos de graduação e 11 programas de pós-graduação, todos com níveis de mestrado e doutorado, e possui quase 4 mil estudantes, 172 docentes e 293 servidores técnicos e administrativos.

Descerramento da placa de reforma do Anfiteatro Jorge Caron.

O Espaço Minerva integra o Anfiteatro Jorge Caron, o Anfiteatro Luiz Gastão de Castro Lima e o Salão Primavera.

Os professores Vahan, Carlotti Junior, Wendland e Catalano descerram a placa de reforma e adequação do prédio da Biblioteca EESC.

O Bloco E-1 recebeu oficialmente o nome de "Prof. Theodoreto de Arruda Souto"

Texto: Ex-Libris, Imprensa Reitoria e Comunicação EESC
Fotos: Umberto Patracon/Cetepe e Marcos Santos/USP Imagens