Nova turma do curso sobre projetos e instalação de painéis solares
16 de fevereiro de 2023
Participantes das últimas edições do curso solar

O Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP realizará mais uma edição do Curso Solar Fotovoltaico, iniciativa que ensina profissionais a desenvolverem projetos de painéis solares no computador e a instalar esses sistemas em diferentes ambientes. Nessa edição, o curso será EAD (a distância), com encontros virtuais nos dias dos cursos. Os interessados podem se inscrever do dia 01/03/2023 a 17/03/22 por meio do site do curso. É necessário que o participante faça sua inscrição com uma conta de usuário do Google (“gmail”, ou emails institucionais ligados ao Google: contas da USP, etc) para ter acesso à área do aluno.

Participantes irão aprender os procedimentos de instalação dos painéis fotovoltaicos

O curso é dividido em duas partes. O curso 1 é Introdução a Sistemas Fotovoltaicos, Dimensionamento e Instalação, que será realizado nos dias 31 de Março e 01 de Abril de 2023. Os participantes irão aprender sobre o dimensionamento básico do sistema fotovoltaico; a leitura de mapas solarimétricos, que mostram a incidência de radiação em diferentes países; os procedimentos de instalação dos painéis fotovoltaicos; a ligação do sistema no quadro de força; os passos para a configuração na central de monitoramento e até mesmo as etapas para solicitar conexão à concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica. Podem participar engenheiros, arquitetos, estudantes, técnicos, empreendedores e qualquer pessoa interessada em investir no ramo. O valor da inscrição é de R$ 600,00 à vista. Também pode ser paga em duas vezes de R$ 360,00 ou em três vezes de R$ 240,00.

Voltado a profissionais específicos do ramo de engenharia elétrica, o segundo curso é o Dimensionamento Avançado de Sistemas Fotovoltaicos Usando PVsyst, que ocorrerá no dia 02 de Abril de 2023. Nele, os interessados aprenderão a projetar sistemas fotovoltaicos em 3D com a utilização do software PVsyst (versão demo), que pode ser baixado neste link. No programa de computador, os participantes irão trabalhar sombreamento, projeção em telhados, lajes, estacionamentos, além de estudarem a viabilidade financeira do sistema proposto. Para participar desse módulo, o valor da inscrição é de R$  500,00 à vista, mas também pode ser paga em duas vezes de R$ 300,00 ou então em três vezes de R$ 200,00. É preciso que o aluno tenha no seu notebook o software instalado, de preferência, a última versão.

Quem fizer os dois cursos receberão um desconto adicional no módulo 2 de 100 Reais em cima do valor que iria pagar. Então ficaria: Módulo 1 + Módulo 2 = 600 + 400 = 1000 Reais à vista (ou em até três vezes no cartão 720+500 = 1200 Reais).

Sistemas Fotovoltaicos instalados na Laje do SEL-EESC USP

Cada curso conta com 100 vagas disponíveis. As aulas serão ministradas EAD com encontros virtuais com o professor Dr. Elmer Cari, do Departamento, pelos Eng. Leandro do Nascimento e pelo Eng. Willy Zulke da EESC/USP, bem como por monitores de graduação e pós-graduação. A programação dos cursos pode ser encontrada neste link.

Nesta edição durante o curso os participantes aprenderão a utilizar o aplicativo “Curso Solar USP” de dimensionamento de sistemas fotovoltaicos Ongrid brupo B, que pode ser baixado gratuitamente no Google Play Store (Android) e na Microsoft Store (Windows).

Além disso, um Vídeo Institucional do Curso Solar USP pode ser encontrado clicando aqui.

Mais informações:

Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL)
E-mail: cursosolar@eesc.usp.br
Site do curso