Professor da EESC-USP recebe prêmio internacional do IEEE
02 de janeiro de 2023

A maior organização científica mundial na área de Engenharia, o IEEE - Advancing Technology for Humanity, concedeu recentemente o prêmio IEEE PES Technical Committee Working Group Recognition Award for Outstanding Standard or Guide ao pesquisador Eduardo Nobuhiro Asada, professor associado do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP).

Eduardo Nobuhiro Asada, da EESC-USP (crédito: arquivo pessoal)

A láurea foi concedida pelo Analytical Methods in Power Systems Committee - PES IEEE ao subcomitê Working Group on Modern Heuristic Optimization (WGMHO) e seus membros, e do qual o professor Asada é o atual vice-presidente.

Segundo o pesquisador, a premiação, cuja indicação fora feita em 2021, foi comunicada em dezembro em função do desempenho do grupo WGMHO em atividades como proposição de livros publicados pelo IEEE, em atividades no IEEE PES General Meeting, como competições técnicas, sessões painéis e de artigos técnicos.

O IEEE e seus membros formam uma organização sem fins lucrativos que inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de publicações altamente citadas, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais e educacionais. “O IEEE é a voz confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo”, ressalta Asada.

Além do professor da EESC, os demais professores membros do WGMHO premiados são seu presidente, José Luis Rueda Torres (TU Delft, Países Baixos); seu secretário, Samuele Grillo (Politecnico di Milano, Milão, Itália); Kwang Y. Lee (Baylor University, Estados Unidos); Zita A. Vale (Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico do Porto - ISEP/IPP, Porto, Portugal); Hiroyuki Mori (Meiji University, Tóquio, Japão); Sergio Rivera  (Universidad Nacional de Colombia, Bogotá, Colômbia); Santiago Torres (Universidad de Cuenca, Cuenca, Equador); Rolando Pringles (Universidad Nacional de San Juan, San Juan, Argentina); e Vladimiro Miranda (INESC Technology and Science - INESC TEC, Faculty of Engineering of the University of Porto, Porto, Portugal).

Por Alexandre Milanetti,
para a Assessoria de Comunicação da EESC