Professor da EESC-USP é editor de livro publicado pela Institution of Engineering and Technology na área de sistemas elétricos de potência
01 de dezembro de 2022

O livro Power Distribution System State Estimation, de autoria de Elizete Maria Loureço, João Bosco Augusto London Junior, reúne as formulações fundamentais e abordagens alternativas associadas à estimação de estado para sistemas de distribuição de energia elétrica e conta com a participação de pesquisadores de diferentes nacionalidades, da academia e da indústria, abordando o assunto de forma sistemática. Inicialmente, experiências práticas envolvendo a aplicação de ferramentas de estimação de estado em companhias de sistemas de distribuição são avaliadas e documentadas. A característica multifásica-desbalanceada dos sistemas de distribuição é abordada através da apresentação de modelagens e formulações trifásicas dos diversos equipamentos, buscando garantir uma análise confiável da operação em regime permanente. O livro apresenta ainda a discussão e modelos alternativos devidamente adaptados ao novo contexto dos sistemas ativos de distribuição de energia elétrica, abordando questões referentes à grande dimensão e massiva quantidade de dados associados a esses sistemas, bem como o uso de medições com taxas de amostragem variadas provindas de diversas fontes. Como, por exemplo, sistema SCADA, medidores inteligentes e unidades de medição fasorial.

Elizete Maria Lourenço é docente da Universidade Federal do Paraná e João Bosco Augusto London Junior é docente da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP).

Mais informações em https://shop.theiet.org/power-distribution-system-state-estimation