Livro aborda hidrologia e recursos hídricos
13 de dezembro de 2022

Acaba de ser lançada a segunda edição do livro Hidrologia e Recursos Hídricos, de autoria do professor Antônio Marozzi Righetto (in memoriam), ex-docente do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP).

Publicado pela Editora Rima, o livro é composto de onze capítulos, construídos de modo a cobrir importantes tópicos, tanto em relação aos conceitos básicos tradicionais quanto aos aspectos teóricos abrangentes, que levem a uma visão ampla de abordagem para a análise de sistemas hídricos. O material desenvolvido cobre matérias tratadas em programas de graduação e de pós-graduação. No desenvolvimento dos tópicos, manteve-se a característica do livro didático, ou seja, de tornar o texto o mais autossuficiente possível.

No primeiro capítulo são apresentadas as áreas principais que compõem a Hidrologia e Recursos Hídricos, abordados os tópicos introdutórios relativos ao ciclo hidrológico e balanço hídrico e descritos os procedimentos para a obtenção de dados hidrológicos, análise e desenvolvimento técnico-científico. Nos Capítulos 2 e 3, são apresentados os fundamentos de hidrometeorologia e técnicas de quantificação da precipitação. Os modelos de transformação chuva-vazão e formulações hidráulicas para a modelagem dos escoamentos superficiais são tratados nos Capítulos 4 e 5. No Capítulo 6, são desenvolvidas algumas técnicas de análise do regime de vazões dos cursos de água. O dimensionamento e operação de reservatórios e o estudo da hidrodinâmica de represas são tratados nos Capítulos 7 e 8. Os principais aspectos teóricos e de modelagem matemática da água no solo e águas subterrâneas estão contidos nos Capítulos 9 e 10. Finalmente, no Capítulo 11, são apresentados os fundamentos teóricos dos processos de erosão, transporte de sedimentos e as técnicas de quantificação das cargas de sedimentos.

Sobre o autor

O professor Antônio Marozzi Righetto formou-se em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos – USP em 1968. Era mestre e doutor em Hidráulica e Saneamento pela mesma instituição. Durante 31 anos foi professor do departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC, onde ganhou notoriedade nacional na área de recursos hídricos, sendo autor do livro Hidrologia e Recursos Hídricos. Aposentado pela USP, retornou à carreira de docente/pesquisador na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Departamento de Engenharia Civil, atuando no Programa de Pós-graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (PPgESA) até 2014.

Durante toda a sua trajetória acadêmica atuou nas áreas de engenharia hidráulica, recursos hídricos e engenharia ambiental, sendo orientador de mais de 50 dissertações e teses. Tinha um grande compromisso com a formação educacional e científica dos seus alunos. Nos últimos anos, assumiu cargo de Coordenador no Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte, fortalecendo o sistema de gestão de recursos hídricos do Estado. Era um profissional brilhante, um mestre, na acepção exata da palavra. Mas, mais do que isso, era um cavalheiro: um homem gentil e honrado, cuja presença alegrava a todos, e com quem a convivência e amizade eram privilégios.

Mais informações, neste link.

Com informações da Editora Rima