Trabalhos desenvolvidos na EESC recebem o Prêmio Tese Destaque 2022
06 de dezembro de 2022

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) promoveu, durante a terceira edição do Encontro da Pós-Graduação da Universidade, a entrega do Prêmio Tese Destaque USP.

Três trabalhos desenvolvidos no âmbito da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) foram premiados.

Entrega de Prêmio Tese Destaque USP ao Prof. Flávio Marques (EESC).
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Na Grande Área das Engenharias, o primeiro lugar entre todos os programas de pós-graduação da USP foi para a tese Modelagem do comportamento eletro-aeroelástico não linear de extratores de energia a partir de oscilações induzidas pelo estol, de autoria de Carlos Renan dos Santos, aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. A tese foi orientada pelo professor Flávio Donizeti Marques, que compareceu ao evento para receber a honraria.

Ainda na mesma Grande Área, recebeu menção honrosa a tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Metasurfaces for control of light propagation and diffractive optics applications, de Augusto Martins, com orientação do professor Bem-Hur Viana Borges e coorientação do professor Emiliano Rezende Martins.

Entrega de Prêmio Tese Destaque USP ao Prof. Denis Coury (EESC).
Local: Anfiteatro Camargo Guarnieri. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O outro primeiro lugar obtido pela EESC no Prêmio Tese Destaque USP foi na Grande Área da Sustentabilidade Econômica, com a tese Algoritmos de proteção de distância e modelos de curto-circuito para sistemas HVDC multiterminais, que teve Vinícius Albernaz Lacerda Freitas como autor e o professor Denis Vinicius Coury (na foto) como orientador, em trabalho defendido junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.

O Prêmio Tese Destaque USP está na décima primeira edição e é uma parceria da Universidade com o Santander. A premiação reconhece teses de doutorado defendidas na USP em catorze grandes áreas do saber. Nste ano, foram 37 teses laureadas entre prêmios e menções honrosas. (Conheça os vencedores do Prêmio Tese Destaque USP.) A cerimônia de premiação foi prestigiada com um concerto da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp).

“Vocês todos nos honram com a sua dedicação e o seu empenho, e a USP deve sempre reconhecer o talento de vocês. Hoje é uma tarde que mescla ciência e cultura”, disse pró-reitor de Pós-Graduação Marcio Castro Silva Junior, durante o evento. Ele ainda parabenizou todos os docentes, discentes e servidores que trabalham para manter a excelência da Universidade.