Parceria: Comitiva da Tecumseh visita a EESC-USP
25 de novembro de 2022

No último dia 18 de novembro, uma comitiva da Tecumseh do Brasil, uma das maiores fabricantes de compressores herméticos do mundo, com sede em São Carlos (SP), visitou a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP).

A EESC esteve representada pelo diretor, professor Edson Cezar Wendland; pelo vice-presidente em exercício da Comissão de Pesquisa, professor Edson Leonel; pelo diretor do Centro Avançado para Apoio à Inovação (EESCin), professor Daniel Varela Magalhães, além de outros docentes da unidade. Também participou do encontro o coordenador do InovaUSP em São Carlos, professor Tito José Bonagamba.

“A aproximação entre a universidade e o setor produtivo carrega uma série de benefícios e oportunidades, que vão desde a troca de ideias e experiências até efetivamente a melhoria de processos e produtos, passando pela possibilidade de envolvimento do corpo discente em problemas reais. Quando se trata de uma empresa com a projeção da Tecumseh, a perspectiva de contribuição para a melhoria das condições de vida da população, particularmente no campo da preservação de alimentos e condicionamento de ambientes, é ainda mais significativa”, afirmou Wendland.

Segundo Magalhães, os representantes da empresa multinacional iniciaram a visita com uma recepção no Salão Nobre da Congregação da Escola de Engenharia de São Carlos, onde assistiram a apresentações de docentes representando os departamentos das Engenharias Mecânica, Elétrica, de Produção e de Materiais.

O diretor do EESCin explicou que as apresentações foram feitas de acordo com os desafios apresentados anteriormente pela equipe da Tecumseh e que, após as apresentações, a comitiva foi levada para conhecer alguns laboratórios nos departamentos, também relacionados a esses mesmos desafios.

“A Tecumseh nos contatou através do InovaUSP (Centro de Inovação da USP), com a perspectiva de estreitar laços de pesquisa e desenvolvimento induzidos pelo seu setor de atuação. Essa interação tem acontecido em algumas iniciativas isoladas, com trabalhos de pós-graduação, mas esta visita institucional foi realizada pela primeira vez. Antes, tivemos de forma inicial uma visita de uma comitiva da EESC à Tecumseh para conhecer o ambiente e seus desafios atuais”, destacou Magalhães.

Para o professor Bonagamba, coordenador do InovaUSP em São Carlos, “a visita institucional da empresa à EESC representa um passo adicional importante para as atividades de integração do Centro de Inovação da USP, que teve início através de um produtivo encontro que ocorreu no CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de São Carlos com o diretor de relações institucionais da Tecumseh, o engenheiro Homero Cremm Busnello, contando com a presença do Pró-Reitor Adjunto de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP, professor Raúl González Lima”, ressaltou o pesquisador, que também é professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da USP.

Ricardo Ferreira, diretor-gerente da Tecumseh do Brasil, destacou a extrema relevância na aproximação da empresa com uma comunidade acadêmica e a naturalidade desse contato com a EESC, estreitando esse relacionamento na região. “A Tecumseh é uma indústria que produz compressores e como tal eletromecânica. Nós temos em nossa comunidade muitos engenheiros e nosso propósito é continuar inovando, produzindo novos compressores, novas categorias de compressores que melhorem nossa manufatura, nossos processos, para sermos mais competitivos, para sermos uma alternativa viável para exportação. Nós já exportamos 40% da nossa produção, então quanto mais a empresa se desenvolve, mais nossos produtos se tornam competitivos, construídos de forma melhor e tecnologicamente avançados, e assim o nosso processo de manufatura é aprimorado”, analisou Ferreira.

Sobre a atual relação entre a EESC-USP e a Tecumseh, o professor Daniel Magalhães disse que existem alguns projetos pontuais de pós-graduação, mas a ideia é institucionalizar parcerias em projetos maiores. “A partir de agora, depois dessas visitas, iremos dar continuidade ao planejamento de projetos conjuntos considerados prioritários por ambas as instituições no setor”, indicou o pesquisador da EESC.

Por Alexandre Milanetti, para a Assessoria de Comunicação EESC-USP
Fotos: Rafaela Paes