Seminário do PROFCIAMB promove troca de experiências entre universidades públicas para o ensino das Ciências Ambientais
10 de novembro de 2022
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A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizou, no começo deste mês, o 5º Seminário de Integração Nacional do Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB).  A cerimônia de abertura aconteceu no Auditório Flávio Terra Barth, na sede da ANA, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Veja abaixo.

O objetivo do seminário foi fomentar a troca de experiências e de informações dos professores e alunos das nove universidades públicas que integram a Rede PROFCIAMB, assim como outros pesquisadores da área.

A abertura do evento contou com a presença da diretora-presidente da ANA, Veronica Rios, do superintendente de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da ANA, Humberto Gonçalves, e da coordenadora de Capacitação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e do Setor de Saneamento da ANA, Renata Maranhão.

Também participaram o coordenador de Programas e Cursos em Formação em EaD da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Carlos Rezende; a professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenadora da área de Ciências Ambientais da CAPES, Jarcilene Almeida; o professor da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador da Rede PROFCIAMB, Tadeu Fabricio Malheiros; a professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e vice-coordenadora da Rede PROFCIAMB, Kátia Cavalcanti; e a aluna Vânia Aparecida Silva representando os alunos o PROFCIAMB.

Para a diretora-presidente da ANA, Veronica Rios, é muito importante ter universidades de todas as regiões do País no Programa. “É significativo porque cada uma das regiões enfrenta dificuldades diferentes, quando a gente olha para o tamanho do Brasil, que é um país continental, com realidades diferentes, em que cada uma delas precisa ter uma abordagem, com propostas de soluções específicas”, afirmou Rios.

O superintendente Humberto Gonçalves, considera extremamente importante poder conversar e discutir com os professores e alunos que estão desenvolvendo soluções educacionais para professores da educação básica na temática da água. “A Capacitação da ANA já vem há algum tempo trabalhando fortemente na capacitação no nosso SINGREH . E, em 2016, começamos a pensar na capacitação de professores da área de ciências com algum foco em água, para servirem de multiplicadores e principalmente criar soluções educacionais importantes para concretizar a ideia da água como elemento importante da vida”, relatou Gonçalves.

Renata Maranhão, coordenadora da área de capacitação da ANA, destacou a importância de reforçar a perspectiva de rede, destacando o trabalho dos coordenadores e professores que dedicam o seu tempo e sua atuação para olhar para o tema da água. “Junto disso têm todos os alunos do Programa, que vão para a sua sala de aula ou para o seu espaço não formal tratar da gestão de recursos hídricos de forma conectada a todas as outras políticas da área ambiental. Esse é o diferencial do Programa”, afirmou Renata.

O coordenador de Programas e Cursos em Formação em EaD da CAPES, Carlos Rezende, destacou que o PROFCIAMB é considerado um programa de excelência. “A parceria com a ANA é muito exitosa, especialmente pelos indicadores que temos acompanhado dentro a educação básica”, afirmou. Para a coordenadora da área de Ciências Ambientais da CAPES, Jarcilene Almeida, a formação dos professores, que são os responsáveis pela multiplicação do conhecimento, colabora para que as novas gerações possam ter consciência de um uso adequado para esse recurso .

Já o professor Tadeu Fabricio Malheiros (EESC-USP) destacou que o PROFCIAMB rompe os muros acadêmicos e permite avançar e contribuir principalmente com as gerações futuras. “O PROFCIAMB nos dá um laboratório vivo de desenvolvimento de produtos educacionais que vão mudar as realidades”, completou. Durante sua fala, o professor também fez o lançamento da Coleção PROFCIAMB, material desenvolvido pela equipe de ex-alunos e pesquisadores da Rede para ser utilizado por docentes da rede básica de ensino como guias educacionais para o Ensino de Ciências Ambientais na temática Água.

Para a professora da UFAM Kátia Cavalcanti, a Rede demonstra o compartilhamento de saberes. “O Programa vem contribuindo para que a gente mostre um Brasil que discute o ensino das Ciências Ambientais em cada lugarzinho desse seu imenso território”, destacou Kátia.

A aluna do PROFCIAMB Vania Aparecida Silva disse que “participar do evento permite trocas de conhecimentos, apresentar os produtos educacionais e essa experiência vai nos fortalecer visando à melhoria da qualidade de ensino”.

Abertura do Simpósio - Foto: ANA

Abertura do Simpósio - Foto: ANA

O PROFCIAMB
Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior em 2015, o PROFCIAMB deu início a suas atividades no ano seguinte tendo como foco a formação de 250 educadores e professores da rede de ensino básico em todo o País na temática da água. O Programa já formou 341 mestres e a expectativa é que sejam diplomados mais de 500 professores como mestres.

Nesta iniciativa a ANA investiu mais de R$ 3 milhões, o que inclui ainda a oferta de quase 3 mil vagas em curso de extensão com tutoria e a produção de material didático/curso para serem disponibilizados no Portal de Capacitação da ANA. Segundo a Lei nº 9.984/2000, que criou a Agência, cabe à instituição estimular a pesquisa e a capacitação de recursos humanos para a gestão de recursos hídricos.

Participam da Rede PROFCIAMB nove universidades públicas, abrangendo todas as regiões brasileiras: Universidade de São Paulo (USP), que coordena a rede nacional; Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade de Brasília (UnB).

Assessoria de Comunicação Institucional da EESC-USP
com informações da ANA 


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