Aluna da EESC-USP estará entre 200 jovens cientistas do mundo no Hong Kong Laureate Forum
28 de outubro de 2022

A engenheira Iasmin Cristina Santana Santos, aluna recém-formada no curso de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), está entre os 200 jovens de todo o mundo selecionados para participarem, em novembro de 2023, do Hong Kong Laureate Forum, que irá ser realizado na cidade de Hong Kong, na China.

“Os 200 selecionados para o evento internacional, são obrigatoriamente estudantes de graduação e pós-graduação que realizam pesquisas nas áreas da Ciência da Vida e Medicina, Astronomia, Ciências Matemáticas e áreas relacionadas”, explica Iasmin, cujo trabalho base apontado na inscrição para o evento, além de breve descrição da vida acadêmica da aluna, foi a pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado  Estruturas fotônicas com dupla ressonância e controle independente do fator de qualidade, sob orientação do professor Emiliano Rezende Martins, pesquisador do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC-USP, e suporte do doutorando Guilherme Simoneti de Arruda, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da EESC-USP.

Segundo Iasmin, a ideia do Hong Kong Laureate Forum é promover uma semana de intercâmbio científico entre os jovens cientistas selecionados de diversos países com pesquisadores renomados ganhadores do Prêmio Shaw, Medalhas Fields e Nobel.

“A pré-seleção dos participantes do evento mundial foi feita por um comitê de revisão científica local, enquanto um conselho de revisão científica formado por acadêmicos locais e de outros países decidiram os selecionados em definitivo. A concepção macro do evento é fomentar a ciência e a tecnologia para as próximas gerações de futuros cientistas”, explica o professor Emiliano Martins.

“Durante toda a graduação estive bastante envolvida em atividades que fomentassem a ciência e educação como um todo. Tive a oportunidade de participar do projeto Principia por um semestre, onde o objetivo era introduzir crianças do ensino fundamental a ciência com a realização de experimentos divertidos. Fui monitora voluntária de cálculo II, participei do WIE , onde uma das pautas constantes era a importância da representatividade feminina no contexto da Engenharia e Ciências Exatas”, relembrou Iasmin sobre sua trajetória acadêmica na EESC-USP, após cursar o Ensino Médio em escola pública.

A engenheira revela que durante a graduação na USP São Carlos teve a oportunidade de estar presente em duas atividades de pesquisa, a primeira realizada com edital de estímulo à graduação do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), responsável pela seleção dela em 2019 na primeira turma do programa “Mulheres na Ciência e Inovação”, realizada pelo Museu do Amanhã e pelo British Council. Já a segunda foi aquela com a finalidade do TCC e que culminou na seleção de Iasmin para o evento do próximo ano na China.

“Nem sempre é fácil conciliar as atividades regulares da graduação com atividades extras, principalmente se estas forem relacionadas à pesquisa, pois demanda muito tempo e dedicação. Contudo, o salto que se tem em relação à expansão do conhecimento e autonomia nos estudos são recompensadores. Recomendo que as mulheres se envolvam mais nestes tipos de atividades, afinal temos muito que contribuir com as Ciências Exatas de modo geral”, aponta Iasmin.

Mais informações sobre o encontro na China podem ser obtidas neste link.

Alexandre Milanetti, para a Assessoria de Comunicação Institucional da EESC