Dissertação defendida na EESC-USP ganha o Prêmio Nacional Cátedra Abertis na categoria segurança viária
08 de setembro de 2022

Mais uma dissertação de mestrado defendida em um programa de pós-graduação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP ganhou destaque em relevante premiação nacional.

Desta vez, o aluno Murilo Ribeiro Rodrigues, orientado pelo professor Antônio Nélson Rodrigues da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da EESC-USP, foi laureado com o primeiro lugar Cátedra Abertis em Segurança Viária de 2021 para tese de doutorado ou dissertação de mestrado. A comunicação da escolha foi feita no final de agosto pela professora Liedi Bernucci, diretora da Cátedra Abertis no Brasil.

Os prêmios nacionais serão entregues no dia 22 deste mês, de forma on-line, em horário a ser divulgado, durante o evento "Semana do Trânsito", promovido pela Arteris, grupo de concessionárias de rodovias cujo Grupo Abertis é sócio.

A direção da Cátedra Abertis no Brasil parabenizou os dois ganhadores e seus orientadores pela excelência dos trabalhos apresentados (o outro trabalho de pós-graduação premiado, de uma aluna da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, foi na categoria Gestão de Infraestrutura de Transportes e Engenharia de Transportes), sendo que os ganhadores estão sendo submetidos aos Prêmios Internacionais da Cátedra Fundação Abertis de 2021, com divulgação de ganhadores em outubro de 2022.

“Fico feliz com o reconhecimento da contribuição da dissertação para o tema da segurança viária, especialmente pelo enfoque dado aos ciclistas, que são um dos elos mais fracos do sistema viário e, ainda assim, muito negligenciados”, comemorou Murilo Rodrigues. Ele disse ainda que entende ser importante enaltecer esta iniciativa de premiar trabalhos científicos que contribuam para a solução dos problemas de mobilidade, dado que os mesmos podem afetar a sociedade de forma significativa.

“Para o Programa de Engenharia de Transportes da EESC, que é o mais antigo do Brasil nessa área de pós-graduação, e na qual sempre teve protagonismo, a premiação reforça o seu papel de destaque na formação de recursos humanos qualificados e no desenvolvimento de pesquisas de cunho aplicado, concebidas para lidar com importantes problemas da sociedade”, destaca o professor Antônio Nélson Rodrigues da Silva.

O orientador da dissertação premiada completa: “Entendo ser importante enaltecer esta iniciativa de premiar trabalhos científicos que contribuam para a solução dos problemas de mobilidade, dado que os mesmos podem afetar a sociedade de forma significativa”.

O aluno lembra como surgiu a ideia para a dissertação defendida na EESC: “Percebemos que muito embora vários estudos tenham abordado a questão do estresse para os ciclistas, a maioria destes se basearam em realidades muito distintas daquelas encontradas nas cidades brasileiras, que ainda carecem de maior atenção e de estudos que as tivessem como principais focos”.

Murilo Rodrigues ressalta ainda a importância do estudo para a sociedade: “Vivemos um momento no qual se discute a utilização de combustíveis fósseis e muitos formuladores de políticas públicas vêm se conscientizando da importância de estimular modos mais sustentáveis de transporte. Assim, creio que o estudo aborda um tema ainda pouco explorado, que é o estresse ao qual os usuários de modos ativos de transporte, mais especificamente os ciclistas, estão expostos ao utilizar as vias de cidades médias e grandes que, salvo raras exceções, foram pensadas prioritariamente para o tráfego motorizado”.

Já o professor da EESC reitera que a dissertação de mestrado contribui para identificar condições das cidades que podem produzir ou ampliar os níveis de estresse a que estão submetidos os ciclistas e assim afetar a sua segurança ao se deslocar fazendo uso deste modo de transporte sustentável.

Alexandre Milanetti, para a Assessoria de Comunicação Institucional da EESC