Pós-doutoranda em Hidráulica e Saneamento apresentará webinar para promoção de tecnologias descentralizadas de tratamento de água
02 de setembro de 2022
Compartilhe:

A pós-doutoranda Dra. Bárbara Luíza Souza Freitas, sob supervisão da professora Lyda Patricia Sabogal Paz, do Departamento de Hidráulica e Saneamento, apresentará o webinar Thirty years of the household slow sand filter, com o apoio de uma importante organização canadense, o Centre for Affordable Water and Sanitation Technology (CAWST).

Com o objetivo de promover tecnologias descentralizadas de tratamento de água, o evento acontecerá o dia 20 deste mês. 

Palestrantes Dra. Bárbara Freitas e Dr. Bob Wiens (foto: HWTS network)

Nos últimos trinta anos, o filtro de areia lento domiciliar passou por muitas mudanças para melhorar seu desempenho. Ele tem sido usado por mais de 5 milhões de pessoas em 55 países de baixa e média renda para tratar água de consumo. Nesse contexto, surge a pergunta: Como as modificações no design desde a década de 1990 facilitaram a operação e aumentaram a probabilidade de uso correto, consistente e contínuo em residências?

Para responder à pergunta, nesse webinar ao vivo, a pesquisadora Bárbara apresentará uma visão abrangente das primeiras e mais recentes publicações sobre os designs de filtros lentos domiciliares. Ela será acompanhada pelo Dr. Bob Wiens, especialista na área de tratamento de água doméstico, com mais de vinte anos de experiência com o filtro lento domiciliar, desde o projeto e implementação até a abordagem dos fatores que mantêm as famílias usando a tecnologia.

 

Filtros lentos em escala domiciliar (foto: HWTS network)

O webinar será em inglês, sem legendas, gratuito e aberto ao público. Inscreva-se previamente neste link.  

Os participantes terão a oportunidade de expandir seus conhecimentos sobre os vários modelos atualmente disponíveis de filtros lentos domiciliares, obter perspectivas sobre evoluções de design e aprender lições de décadas de experiência e inovação no campo.

A projeção internacional dos grupos de pesquisa da EESC da USP, via convênios, tem atraído pesquisadores e organizações de vários lugares do mundo.

O CAWST (Center for Affordable Water and Sanitation Technology) é uma importante instituição canadense que atende às necessidades de água potável e saneamento ao redor do mundo. 

Destaca-se que esse webinar será essencial para a construção, divulgação e o crescimento de pesquisas aplicadas com benefícios tangíveis ao saneamento de comunidades rurais, atendendo o Objetivo 6 de desenvolvimento sustentável da ONU (ODS 6: água limpa e saneamento).

Os resultados das pesquisas relacionadas aos filtros lentos domiciliares, que serão discutidos no webinar, estão inseridos no projeto de pesquisa internacional intitulado Low cost technologies for drinking water in Brazilian rural communities - household slow sand filters combined with ultraviolet LED disinfection, Convênio USP nº 46731, financiado pela Royal Society do Reino Unido (ICA\R1\201373 - International Collaboration Awards 2020) e coordenado no Brasil pela professora Lyda Patricia Sabogal Paz, da EESC da USP.

Mais informação:
E-mail: lysaboga@sc.usp.br (Profa. Lyda)  
Tel.: (16) 3373-9548  


Veja também