Curso on-line na área de biotecnologia ambiental
03 de julho de 2022

A Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) oferecerá, entre os dias 3 de agosto e 16 de novembro, o curso on-line lato sensu Abordagens metabólicas e de caracterização microbiana em microbiomas e biorrefinarias anaeróbias.

A capacitação envolve pesquisadores de vários países incluindo Argentina, Bélgica, Brasil, França, Itália, México e Uruguai na área de Biotecnologia Ambiental.

Serão abordados temas sobre as possibilidades metabólicas de microbiomas usados para a remoção de compostos orgânicos e a geração de bioenergia.

As aulas oferecerão informações a partir dos microbiomas anaeróbios provenientes de diferentes águas residuárias e resíduos sólidos, aplicados em biorrefinarias.

O curso, 100% teórico, será incluído como disciplina no Programa de Pós-Graduação Integrado em Bioenergia, que envolve a USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Serão oferecidas 120 vagas, para as quais serão selecionados alunos com graduação completa em química, engenharias e biologia, além de alunos de mestrado, doutorado e pesquisadores de pós-doutorado provenientes de programas de pós-graduação em áreas afins ao tema proposto.

Os interessados devem se inscrever até 10 de julho, por formulário on-line. Os candidatos aceitos receberão o link de transmissão das aulas.

Mais informações: https://refinariasanaerobias.com.br/curso.

Com informações da Agência FAPESP