Mestrado profissional em ensino das ciências ambientais está com inscrições abertas o final de junho
22 de maio de 2022

Até o dia 30 de junho estão abertas as inscrições para a próxima turma do mestrado profissional em ensino das ciências ambientais da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). O curso, oferecido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB), tem o objetivo de possibilitar a formação continuada de professores da educação básica e profissionais que atuem em espaços não formais e/ou não escolares, bem como aqueles envolvidos com a divulgação e comunicação das ciências.

Ao todo, serão oferecidas 6 vagas para compor a próxima turma do mestrado, das quais 3 são específicas para projetos voltados ao tema do ensino em água, como resultado de uma parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). As aulas estão programadas para iniciarem no segundo semestre de 2022, no formato presencial e prioritariamente no período diurno, no campus da USP de São Carlos. Os encontros acontecerão durante a semana, mas eventualmente poderá ocorrer aulas aos sábados.

O processo seletivo acontecerá presencialmente, contando com prova escrita em inglês, prova escrita de conhecimento específico, avaliação de projeto de pesquisa, avaliação de currículo e reuniões individuais com os candidatos. Para se inscrever, é necessário preencher este formulário e anexar os documentos exigidos no edital, sendo que a não anexação dos documentos ou o envio fora do prazo implicará no indeferimento da inscrição do candidato.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas nesta página.

O PROFCIAMB

O Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais foi aprovado no âmbito da Capes no final de 2015 e integra 9 universidades públicas localizadas em todas as Regiões do Brasil: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA).

Entre seus objetivos específicos, ele visa contribuir para o aprimoramento de práticas pedagógicas utilizando-se do contexto ambiental, bem como realizar pesquisas nas áreas das Ciências Ambientais no espaço da escola de ensino básico. O Programa objetiva ainda fortalecer a produção, difusão e aplicação de conhecimentos didáticos-metodológicos associados às questões socioambientais da atualidade nos contextos escolares, sendo uma ponte importante de integração das universidades com as escolas.