USP Filarmônica realiza concerto gratuito em São Carlos
20 de abril de 2022

A USP Filarmônica realiza no dia 27, quarta-feira, às 20h, mais um concerto gratuito e aberto à população e marca a chegada dos Calouros da USP São Carlos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada – SISU.

O concerto, sob regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi, conta com os solistas Felipe Rissatti (contratenor), formado pela FFCLRP-USP, e Joel Gisiger (oboé), da Osesp. A apresentação será no Teatro Municipal, pela série Concertos USP.

O repertório contempla a Marcha, da segunda metade do século XVIII, de Francisco Gomes da Rocha, bem como o Concerto para Oboé e Orquestra em Dó maior e ária Va lérror mio palesta de Wolfgang Amadeus Mozart.

Com 50 minutos aproximados de duração, o concerto conta ainda com releituras da antiguidade, tais como Lamento, de Qu Yuan (poeta chinês dos séculos IV-III a. C), e ainda Lugete, o Veneres Cupidinesque, et quantum est hominum venustiorum, de Caio Valério Catulo (poeta romano do século I a.C.) e como encerramento, a Abertura em Ré maior, de José Maurício Nunes Garcia, mestre de capela da orquestra de João VI no Rio de Janeiro.

Na ocasião, será lançado o livro Poéticas do agora (2022), numa organização de Márcio Barreto, comemorativo ao centenário de nascimento de Gilberto Mendes (Santos, 1922-2016), publicado pela editora Imaginário Coletivo, de Santos. O livro conta com capítulos escritos pelos ribeirão pretanos Rubens Russomanno Ricciardi e Lucas Eduardo da Silva Galon, além de Júlio Medaglia, Livio Tragtenberg, Antonio Eduardo, Camila Fresca, Jean Goldenbaum e Márcio Barreto.

Como sempre acontece nos concertos da USP Filarmônica, a entrada é gratuita, sendo necessário retirar os convites, que são distribuídos para a comunidade da USP e para o público em geral. Aqueles que possuem vínculo com a USP devem manifestar interesse por meio do preenchimento do formulário constante deste link até o dia 25. A distribuição dos convites para o público em geral acontecerá no próprio Teatro Municipal no dia do Concerto, a partir das 19h15.

A série Concertos USP 2022 é uma realização do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (DM-FFCLRP-USP), em conjunto com os Grupos Coordenadores de Cultura e Extensão Universitária dos Campi da USP de Ribeirão Preto e São Carlos, Instituto de Arquitetura e Urbanismo em parceria ainda com a Prefeitura Municipal de São Carlos e com a Comunidade da Paróquia São Sebastião.

Concerto São Carlos
Data: 27/04 - 20 horas
Local: Teatro Municipal de São Carlos
Ingressos para público da USP
Ingressos para público em geral serão distribuídos no próprio teatro no dia do concerto, a partir das 19h15.
Recomendamos que os participantes usem máscaras durante todo o tempo em que estiverem no Teatro Municipal.

Primeiro concerto

A temporada 2022 de apresentações em São Carlos teve início no dia 30 de março, quando aconteceu o primeiro concerto da USP  Filarmônica, integrando a Recepção dos Calouros. O programa contemplou inicialmente dois clássicos, o Concerto em Sol Maior para dois violões e orquestra de Antônio Vivaldi, e a famosa Ária da Suíte em Ré Maior de Johan Sebastian Bach.

USP Filarmônica, sob regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi.

Apresentação no Teatro Municipal de São Carlos, dia 30 de março.

Rosane Aranda (EESC) foi homenageada pelo trabalho desenvolvido, desde o início das temporadas de apresentações da Filarmônica na cidade.