Professora da EESC é empossada editora chefe da revista Springer Journal of Control, Automation and Electrical Systems
07 de abril de 2022
Compartilhe:

A professora Vilma Alves de Oliveira, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC, foi empossada recentemente como editora chefe da renomada revista Springer Journal of Control, Automation and Electrical Systems, periódico científico da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e que se tornou internacional no ano de 2013.

A revista publica trabalhos de pesquisa originais, bem como tutoriais relativos à automação industrial, sistemas inteligentes, robótica, instrumentação, eletrônica de potência, sistemas de potência e teoria e aplicações de controle.

“Fico honrada em receber o convite para assumir essa posição de editora chefe dessa importante publicação, fruto do meu engajamento nas atividades da Sociedade Brasileira de Automática, da qual fui presidente no período 2019-2020. Assim como aconteceu comigo, tenho observado na área da engenharia uma participação maior das mulheres no corpo editorial de periódicos, o que comprova o crescimento da presença feminina na carreira de exatas e, em especial, da Engenharia, onde temos ocupado postos de liderança”, ressaltou Vilma, que também é presidente da Comissão de Graduação da EESC.

Conselhos Editorias 

Os professor Oscar Rodriguez, do Departamento de Engenharia Mecânica da EESC, e André Teófilo Beck, do Departamento de Engenharia de Estruturas (SET), foram convidados, também neste ano, para compor os conselhos editoriais de duas revistas consideradas referências em suas respectivas áreas.

Rodrigues integrou o Editorial Board da Flow, Turbulence and Combustion, da Spinger, bastante reconhecida na área de Mecânica dos Fluidos, Turbulência e Combustão, desde 1948. 

Já o professor Beck compôs o conselho da Revista Reliability Engineering & System Safety, uma referência justamente na área em que o docente atua e contribui com suas pesquisas.

Trata-se de um feito inédito, já que, nesses dois casos, é a primeira vez que um brasileiro figura no Editorial Board dos respectivos periódicos.


Veja também