Aeronáutica: Pesquisadores da EESC têm artigo publicado na principal revista do mundo no setor aeroespacial
07 de abril de 2022
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A Progress in Aerospace Sciences, principal revista internacional do setor aeroespacial, acaba de publicar um artigo assinado por dois pesquisadores do Departamento de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP), além de outro pesquisador do Instituto para Estudos Aeroespaciais da Universidade de Toronto (Canadá).

Intitulado, em português, “Aeronaves não convencionais para aviação civil: uma revisão de conceitos e metodologias de projeto”, o artigo é uma revisão de literatura, explica Pedro D. Bravo-Mosquera, doutorando na EESC sob orientação do Prof. Dr. Fernando Catalano. Ambos assinam a publicação além do canadense Prof. Dr. David W. Zingg.

Segundo o artigo, nas últimas décadas os impactos ambientais da aviação tornaram-se um desafio fundamental para a comunidade aeronáutica. Tecnologias avançadas e bem estabelecidas, como sistemas de controle de fluxo ativo, dispositivos de ponta de asa, motores de alta taxa de derivação, materiais compósitos, entre outros, demonstraram benefícios de menor queima de combustível ao reduzir o arrasto e/ou peso. No entanto, a aviação continua sob intensa pressão para se tornar mais sustentável. Por esse motivo, há um forte impulso para explorar aeronaves não convencionais com o objetivo de reduzir tanto as emissões ambientais quanto o Custo Direito Operacional.

“Este artigo apresenta o estado da arte atual no desenvolvimento de futuras aeronaves para a aviação civil. A revisão da literatura é realizada por meio de um protocolo de busca adequado para garantir a seleção das fontes mais relevantes. Após um breve histórico, o progresso no projeto e desenvolvimento de várias configurações de aeronaves não convencionais é apresentado. Conceitos como Blended / Hybrid Wing Bodies, projetos de asas não planares, tecnologias de propulsão de próxima geração que estão fortemente integradas com a estrutura da aeronave, entre outros, são revisados”, fala Bravo-Mosquera.

O pesquisador ressalta também que atenção especial é dada às metodologias de projeto (nível de fidelidade), altitude de cruzeiro, desempenho aerodinâmico e benefícios na queima de combustível em relação às configurações convencionais. O doutorando da EESC diz ainda que as principais contribuições desta revisão são uma pesquisa detalhada das características de projeto de aeronaves não convencionais para não especialistas e uma revisão abrangente da literatura, detalhando tendências de projeto passadas e atuais de tais configurações para especialistas.

Os autores destacam a publicação do artigo na principal revista do setor aeroespacial: “A Progress in Aerospace Sciences possui fator de impacto 8.653 e busca artigos que apresentem uma revisão crítica do estado da arte atual. A revista é dedicada principalmente à publicação de artigos de revisão especialmente encomendados, projetados para reunir sob uma capa os avanços atuais no campo cada vez mais amplo das ciências aeroespaciais”.

O artigo pode ser acessado neste link.


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