Pesquisadores da EESC-USP são autores de livro de circulação internacional na área de sistemas elétricos de potência
17 de fevereiro de 2022

O livro Cyber-Physical Power System State Estimation, lançado pela Elsevier e escrito por pesquisadores do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC-USP, está organizado de uma forma bem didática e com a profundidade necessária para a formação e especialização de engenheiros eletricistas na área de estimação de estado em Sistemas Elétricos de Potência (SEPs).

Elencando todas as etapas do processo de estimação de estado em SEPs, os capítulos foram elaborados seguindo uma sequência lógica para permitir consultas de forma independente, de acordo com o interesse do leitor. Inicialmente são apresentados conceitos, definições e os procedimentos de rede envolvidos na operação em tempo real de SEPs, isso para destacar o papel importante da estimação de estado. Metodologias desenvolvidas para tratamento de cada uma das etapas do processo e para contornar os efeitos de erros são também destacadas, bem como proposições mais recentes que visam a evolução do processo de estimação de estado frente, por exemplo, a possíveis ataques Cibernéticos nos SEPs. São proposições baseadas na teoria da Inovação, apresentando um novo formato de estimação de estado. Um Estimador de Estado Dinâmico, baseado no Filtro de Kalman, é também desenvolvido no texto.

Destacam-se, ainda, a inclusão de medidas fasoriais sincronizadas e a aplicação de técnicas de machine learning e data driven no processo de estimação de estado em SEP.

Os autores:
Arturo Bretas, formado pela EESC-USP, atualmente é docente da University of Florida, Gainesville, FL, USA.
Newton Bretas, Professor Senior da EESC-USP.
Joao London Jr, Professor Associado da EESC-USP.
Breno Carvalho, pós-graduado pela EESC-USP, atualmente é docente do Centro universitário SATC.

Mais informação acesse aqui.