Professor da EESC recebe o Prêmio USP Trajetória pela Inovação
05 de dezembro de 2021

O professor Marco Henrique Terra, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da EESC, está entre os docentes da Universidade de São Paulo que receberam o Prêmio USP Trajetória pela Inovação 2019, em cerimônia realizada no último dia 1º.  Trata-se de uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e da Agência USP de Inovação (Auspin).

O premiado Marco Henrique Terra e o diretor da EESC, Edson Cezar Wendland. Foto: Marcos Santos

"Receber um prêmio é sempre algo gratificante. Receber um prêmio relacionado com inovação, dado pela Universidade de São Paulo, é mais que gratificante, é uma honra. Temos uma grande responsabilidade de reforçar nossos fundamentos técnicos e científicos para os desafios que se apresentam para a próxima década. São vários, incertos e complexos. A USP é grande o suficiente para dar respostas apropriadas às demandas de uma sociedade envolvida em uma revolução tecnológica jamais vista.", afirmou o professor.

Terra contribuiu para o desenvolvimento de ciência aplicada relacionada à teoria de estabilidade, controle e filtragem de sistemas dinâmicos incertos. Os algoritmos resultantes possuem características inovadoras – são robustos, recursivos e úteis para aplicações em tempo real. Essa inovação aparece marcadamente no desenvolvimento tecnológico de equipamentos de filtragem utilizados na indústria automotiva (inclusive no primeiro protótipo de caminhão autônomo brasileiro), bem como na área de robótica (com destaque para robôs projetados para reabilitação de membros inferiores de pessoas que tiveram algum tipo de lesão) e também na produção de módulos didáticos utilizados no ensino de engenharia.

“Todo o conhecimento produzido na Universidade não terá valor se não for, de alguma forma, transferido para a sociedade. Ainda há muita falta de compreensão sobre o que é inovação e a importância de instituições de ensino e pesquisa terem a inovação como um de seus objetivos. É graças a pesquisadores como estes que a sociedade passou entender que a universidade faz parte da solução dos problemas”, afirmou o reitor Vahan Agopyan dunrate o evento.

A solenidade, que aconteceu com 21 meses de atraso por causa da pandemia da covid-19, homenageou os professores da USP que se destacaram, ao longo de suas atividades acadêmicas, na produção de inovações científicas, tecnológicas ou culturais, contribuindo para a excelência da instituição e para o desenvolvimento do País.

Além de professor Terra, também receberam o prêmio os seguintes docentes: Wlademir de Martin (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – FMVZ), Guilherme Ary Plonski (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA), José Carlos Pettorossi Imparato (Faculdade de Odontologia – FO), Myriam Krasilchik (Faculdade de Educação – FE) e Ivanildo Hespanhol (Escola Politécnica – EP), in memoriam.

A cerimônia de entrega do Prêmio USP Trajetória pela Inovação foi realizada no dia 1º de dezembro - Foto: Marcos Santos/USP

“Em uma universidade de pesquisa como a USP é muito importante a criação e a manutenção de uma cultura de inovação para o desenvolvimento da sociedade. Com esse prêmio, reconhecemos e celebramos aquelas e aqueles que, em sua área, tornam a USP uma universidade inovadora e empreendedora. Desejamos que o exemplo inspire colegas e alunos a avançar nesse caminho”, afirmou o coordenador da Agência USP de Inovação (Auspin), Marcos Nogueira Martins.

Nesta segunda edição do prêmio, foram recebidas 37 indicações de docentes ativos ou aposentados e 15 indicações de docentes In Memoriam, encaminhadas pelas unidades, museus e institutos especializados da USP.

O pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto, lembrou que a escolha dos laureados foi muito difícil por causa da qualidade dos pesquisadores indicados. “É muito importante para a USP reconhecer o alcance da atuação de seus docentes. Vocês são modelos para todos os que trabalham na Universidade e procuram a alta qualificação acadêmica e a inovação”, ressaltou Canuto.

O processo de seleção dos premiados da terceira edição Prêmio USP Trajetória pela Inovação já está em andamento e o resultado deve ser divulgado no começo de 2022.

Clique aqui para ler mais.

Com informações de Erika Yamamoto, do Jornal da USP.