Doutoranda da Engenharia de Produção ganha prêmio do MAXQDA
19 de outubro de 2021
Compartilhe:

Camila Gonçalves Castro, doutoranda no departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, orientada pela professora Janaina Mascarenhas, está realizando seu projeto abordando o tema da economia circular, com o título: Efeito rebote: uma análise socioeconômica ambiental da economia circular.

Com o projeto enviado para o Prêmio MAXQDA na última edição de 2021, Camila ganhou o prêmio que vai lhe ajudar a continuar no desenvolvimento do projeto baseado em mudanças climáticas ou ações climáticas que envolvam a comunidade.

A MAXQDA Research Grants é uma iniciativa do VERBI Software que visa apoiar pesquisadores, projetos de pesquisa e redes. A Bolsa ResearchforChange oferece suporte financeiro e treinamento metodológico para estudantes-pesquisadores cujo trabalho de campo visa estudar, conscientizar e contribuir para iniciativas de empoderamento. O tema da concessão da edição em que Camila ganhou foi mudança climática e ação climática.

A pesquisa de Camila sobre economia circular faz ligações entre pessoas, mercados, ecossistemas e meio ambiente. Ela visa compreender como as empresas de um ecossistema produtivo circular brasileiro implementam novas tecnologias digitais em seus produtos e processos e como esse desenvolvimento é repassado para a rede, considerando a eficácia das ações para a sustentabilidade e o efeito rebote associado.

Com o seu processo de pesquisa submetido ao MAXQDA a doutoranda conseguiu uma bolsa de estudos de US $ 850,00, uma licença MAXQDA Analytics Pro Student, duas sessões de treinamento profissional, suporte técnico e funcional da Equipe de Suporte MAXQDA e uma bolsa de US $ 1.600,00 oferecida pelo VERBI Software. Além disso, é claro, a sua pesquisa está sendo exibida no site e nas redes sociais da MAXQDA.

A pesquisa  da Camila Castro busca ajudar as pessoas a mudarem e pensarem a forma como vivemos. "Meu objetivo é mudar o mundo para um mundo mais sustentável", disse ela.

Por Patrick Lima (Comunicação Dep.Eng.Produção)


Veja também