Livro: Indicadores biológicos de qualidade em ambientes aquáticos continentais
22 de setembro de 2021
Compartilhe:

Indicadores biológicos de qualidade em ambientes aquáticos continentais - métricas e recortes para análises. Esse é o título do livro que busca cooperar com alunos de graduação e de pós-graduação, de modo didático, em estudos sobre a utilização de invertebrados aquáticos em análises ambientais, especialmente abordando as ciências "Ecologia e Ecotoxicologia".

A obra, organizada pelo professor Juliano Jose Corbi, do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP,  tem acesso livre e pode ser consultada clicando aqui.

O livro está organizado em 10 capítulos, iniciando com as experiências na coleta, aclimatação e manutenção laboratorial de invertebrados aquáticos, perpassando pela elaboração e aplicação de ensaios de toxicidade utilizando espécies de invertebrados aquáticos nativos do Brasil, além de experiências em análises do impacto ambiental por efluentes domésticos. Possuí dois capítulos que aborda o estudo da importante fauna de Oligochaeta aquáticos, grupo ainda pouco estudado e com poucos especialistas no território nacional.

Espera-se que os trabalhos apresentados nessa obra contribuam para a formação de estudantes e auxiliem na preparação de pesquisadores com novas abordagens para o desenvolvimento da Ecologia e Ecotoxicologia.


Veja também