Curso de especialização em Técnicas de Caracterização de Materiais em Engenharia
25 de junho de 2021
Compartilhe:

O Departamento de Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP está com inscrições abertas, até o dia 20 de julho, para o curso de especialização em Técnicas de Caracterização de Materiais em Engenharia.

Com duração de 24 meses, o curso tem como objetivo apresentar os princípios de funcionamento, estado da arte e aplicações práticas de técnicas de caracterização de materiais de engenharia.

As disciplinas incluem tópicos sobre análise microestrutural (microscopia óptica e eletrônica de varredura e transmissão), análise térmica (calorimetria diferencial exploratória e termogravimetria), difratometria de raios-X e nêutrons (identificação de fases, método de refinamento Rietveld), comportamento mecânico (mecânica da fratura e falha sob fadiga), preparação de amostras e metodologia de investigação científica.

Como parte da dinâmica das atividades, os alunos são incentivados a trazer suas próprias amostras para análise e discussão em sala de aula. 

As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de julho. Mais informações, como corpo docente e valores, estão disponíveis na página do curso.

Palavras da Coordenação

No planejamento e desenvolvimento de peças sólidas, produtos simples e complexos, compostos por diversas peças e dispositivos, a seleção dos materiais ideais para cada uma das partes componentes, assim como do melhor processo de fabricação é fundamental para o sucesso de um projeto/produto.

As propriedades de um material referem-se às respostas do mesmo frente à uma solicitação externa, seja ela de natureza mecânica, elétrica, química ou térmica, dentre outras. Além disso, a estrutura e microestrutura, um conjunto de características como tipo, distribuição e morfologia das fases cristalinas e amorfas e defeitos, exerce um papel fundamental no comportamento dos materiais durante as etapas do processo de fabricação, nos valores de suas propriedades e desempenho ao longo da vida útil das peças fabricadas, assim como o tempo de vida útil e potencial de reciclagem.

No setor produtivo e na área de pesquisa em materiais, o conhecimento e capacidade de analisar as propriedades dos materiais é imprescindível nas áreas de controle de qualidade da matéria-prima, das etapas do processo de fabricação e do produto.

Assim, a caracterização de materiais é fundamental para:
• Seleção do material ideal para o projeto de um produto;
• Seleção do melhor processo de fabricação;
• Determinação das condições de processamento: temperatura, tempo, aplicação de pressão, uso de técnicas de conformação, como fundição, extrusão, injeção, prensagem, sinterização, etc;
• Controle da qualidade: determinação das fases presentes, propriedades mecânicas, térmicas, etc;
• Normatização dos ensaios a serem realizados;
• Interpretação de resultados dos mais variados ensaios de materiais.

No curso de especialização em Técnicas de Caracterização de Materiais de Engenharia, o participante irá conhecer, discutir e analisar diversas técnicas de caracterização de materiais, conhecer os principais equipamentos modernos empregados na análise de materiais, assim como interpretar os resultados de forma sistemática e crítica.

O Departamento de Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de São Carlos, uma das unidades da Universidade de São Paulo, abriga um parque de equipamentos de última geração e conta com uma equipe de docentes altamente qualificados. Esses docentes serão responsáveis por ministrar as disciplinas e apoiar os participantes do curso.

Além das disciplinas, os participantes irão desenvolver um trabalho de pesquisa, podendo incluir um trabalho de caracterização de um produto de interesse do participante ou da empresa de origem, o que caracteriza o trabalho de final de curso. O trabalho será apresentado à uma banca composta por especialistas da área, que avaliará o trabalho desenvolvido.

Ao final do curso, o aluno receberá um Certificado de Especialista em Caracterização de Materiais de Engenharia, conferido pela Universidade de São Paulo.


Veja também