Laboratório de Processos Biológicos da EESC lança livro sobre águas residuárias
24 de junho de 2021

Métodos analíticos aplicados ao monitoramento de processos biológicos de tratamento de águas residuárias. Esse é o título do livro que acaba de ser lançado por um grupo de pesquisadores do Laboratório de Processos Biológicos (LPB) do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

A obra tem acesso livre é pode ser consultada neste link.

Trata-se de um manual para ser utilizado em laboratórios de ensino e pesquisa, principalmente na área de Engenharia Ambiental e Química Ambiental, além de ser útil para laboratórios de companhias de saneamento. As metodologias apresentadas foram convenientemente adaptadas para a utilização dentro da rotina e estrutura do LPB, mas podem ser facilmente implementadas em outros laboratórios, com as devidas adaptações.

Consolidando métodos utilizados na área de saneamento, o livro é organizado por Leandro Augusto G. de Godoi (SG4 Soluções Integradas), Rachel Biancalana Costa (UNESP), Renata de Bello Solcia Guerrero (EESC), Carla Eloísa Diniz dos Santos (UFTM), Carolina Aparecida Sabatini Mirandola (EESC) e Maria Angela Tallarico Adorno (EESC).

EESC no Portal de Livros Abertos

Métodos analíticos aplicados ao monitoramento de processos biológicos de tratamento de águas residuárias é a quinta obra publicada pela EESC no Portal de Livros Abertos da USP

Confira abaixo outras publicações já disponibilizadas para o público:
• Energia renovável no Brasil: análise das principais fontes energéticas renováveis brasileiras, de Frederico Fábio Mauad, Luciana da Costa Ferreira e Tatiana Costa Guimarães Trindade (2017);
• Curso de resistência dos materiais, de Sergio Persival Baroncini Proença (2018);
• Sistemas de manufatura, de Oswaldo Luiz Agostinho (2018); e
• Guia de fontes de informação para startups, de autoria da Universidade de São Paulo (2019).

Os autores interessados em publicar no referido portal podem entrar em contato com o Serviço de Biblioteca para receber as orientações:
- e-mail: biblioteca.atendimento@eesc.usp.br
- WhatsApp (16) 99778-0629