Inscrições para a 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI (OBSAT)
30 de abril de 2021

Estão abertas, até 7 de maio de 2021, as inscrições para a 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI (OBSAT), uma olimpíada científica nacional totalmente gratuita e aberta a estudantes dos ensinos fundamental II, médio, técnico e superior.

A Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI tem por objetivo promover experiências teóricas e práticas multidisciplinares, que incluem projetos de satélites de pequeno porte, difundindo a cultura aeroespacial para estudantes e professores de instituições dos ensinos fundamental II, médio, técnico profissionalizante e universitário.

É importante lembrar que qualquer grupo de estudantes interessados pode participar, sem a necessidade de nenhum conhecimento ou formação prévia. Os interessados receberão informações e capacitações durante a própria olimpíada.

Nesta primeira fase, com inscrições abertas até 7 de maio de 2021, uma comissão técnica irá avaliar propostas enviadas em formato de vídeo e texto, e as equipes com melhor classificação receberão, gratuitamente, kits oficiais da OBSAT para construção, testes, desenvolvimento e um futuro lançamento (dependente de algumas condições, restrições e classificação).

Para participar desta fase, não é necessária a compra de nenhum material ou construção de protótipos. Atividades de construção e testes ocorrerão em etapas posteriores.

A Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI é uma olimpíada científica de abrangência nacional, concebida e realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP).

As inscrições podem ser feitas pelo site obsat.org.br ou pelo e-mail contato@obsat.org.br.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira, órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.

Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Texto: Agência Espacial Brasileira