Enactus São Carlos: Projetos Domus e Kairós são destaques em prêmios nacional e internacional
05 de abril de 2021

Projeto da Enactus Campus São Carlos está no TOP 48 de prêmio internacional de ações climáticas

O projeto Domus está entre os 48 melhores projetos do mundo do Prêmio Race for Climate Action 2021 (Corrida pela Ação Climática), entre 174 concorrentes.

O prêmio é uma iniciativa desenvolvida pela Enactus World, em parceria com a Intuit e a AIG, e visa mobilizar e reconhecer ações empreendedoras que atuem com objetivo de gerar um impacto positivo e sustentável nas mudanças climáticas, com o foco sendo a ODS 13, Ação Contra a Mudança Global do Clima.

O Domus é um dos quatro projetos atualmente desenvolvidos pelo time Enactus Campus São Carlos, formado por estudantes das Unidades locais. Buscam combater o calor extremo em habitações precárias. Para isso, foi desenvolvido um revestimento térmico a partir do reaproveitamento de embalagens cartonadas que proporcionam melhor conforto térmico dentro das moradias.

Projeto Kairós é semifinalista em prêmio nacional voltado as ODS da ONU

O Projeto Kairós foi um dos 10 projetos semifinalistas selecionados pelo Prêmio Sociedade Sustentável Sumitomo Chemical 2021 entre 84 times do Brasil que estavam concorrendo.

O Prêmio é uma iniciativa desenvolvida pela Sumitomo Chemical, em parceria com a Enactus Brasil, e visa proporcionar uma plataforma para compartilhamento de melhores práticas na realização dos projetos Enactus e prover suporte na utilização de modelos de negócios, desenvolvendo comunidades em situação de vulnerabilidade social em prol de uma sociedade mais sustentável.

O Kairós é um dos quatro projetos atualmente desenvolvidos pelo time Enactus Campus São Carlos, formado por estudantes da USP de São Carlos. Ele atua no Acampamento Capão das Antas, uma comunidade de pequenos produtores rurais no extremo sul da cidade. Através da inserção de conhecimento, tecnologias e métodos inovadores de produção, pretende-se aumentar a visibilidade da comunidade, gerar uma renda mais estável aos agricultores, além de tornar o consumo de alimentos produzidos sem agrotóxicos mais acessível.

Em 2021, o Projeto Kairós expandirá suas ações com o objetivo de solucionar também o acesso a saneamento básico dos moradores do Capão das Antas.

Sobre a Enactus

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos e constitui-se de uma rede de estudantes, líderes executivos e líderes acadêmicos, onde é fornecida uma plataforma para os universitários criarem projetos de desenvolvimento comunitário que colocam capacidade e talento das pessoas em foco.

Com informações da Enactus São Carlos