Ensino e Água: Processo seletivo para bolsistas de pós-doutorado
22 de março de 2021

O Dia Mundial da Água é comemorado hoje, dia 22 de março, como parte dos esforços da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos.

De forma alinhada a esse contexto, o Instituto de Estudos Avançados - Polo São Carlos (IEA USP) lançou dois editais de processos seletivos para bolsistas de Pós-Doutorado, coordenados pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), no âmbito do Centro de Síntese USP Cidades Globais, em parceria com o Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

O professor Tadeu Malheiros, representante da USP na rede, explica que a PROFCIAMB, junto com a ANA, por meio da CAPES, estabeleceu metas de formação de mestrandos no tema interdisciplinar do ensino em água, bem como desenvolvimento de diversas inovações de interface com a extensão, especialmente no contexto da educação básica. Os projetos de pós-doutorado, foco desse Edital, inserem-se nos esforços de contribuir cientificamente para maior inserção do tema água na educação básica, a partir da proposição de ações alinhadas aos itinerários formativos da BNCC e na avaliação destes arranjos inovadores da Rede PROFCIAMB, tendo a própria Rede como laboratório vivo de pesquisa, e as ações no âmbito da parceria PROFCIAMB - ANA como material de estudo.

Coordenada pela EESC, a Rede PROFCIAMB é formada por uma associação de nove universidades (USP, UFPR, UEM, UnB, UFPE, UFS, UEFS, UFAM, UFPA), iniciou suas atividades em 2016 e deve formar até o final de 2021 mais de 300 mestres em ensino das ciências ambientais, na sua maioria, professores que atuam na rede pública de educação básica, consolidando, assim, um eixo importante de diálogo de nossas universidades com a realidade das salas de aula onde estes mestrandos atuam.

Os editais podem ser acessados no link: www.profciamb.eesc.usp.br/