Dia 30: Evento de lançamento do Boardgame I4.0
22 de março de 2021

No dia 30 de março, das 17 às 18h30, será realizado o evento de lançamento do Boardgame I4.0 - o jogo de tabuleiro desenvolvido para auxiliar na compreensão das tecnologias, processos e princípios da Indústria 4.0. Não é necessária inscrição prévia, e a transmissão acontecerá neste endereço.

Esse jogo, que está disponível para download gratuito no site do projeto, é resultado de projeto de pesquisa internacional, financiado pela CAPES e DFG, envolvendo pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Técnica de Berlim.

O jogo desafia participantes a compreenderem como as novidades trazidas pela 4ª Revolução Industrial podem auxiliar as empresas a alcançarem seus objetivos estratégicos. Durante o jogo, os participantes devem articular as tecnologias e equipamentos da Indústria 4.0, desenvolver competências organizacionais e de pessoal para consolidar os princípios que permitem a transição da empresa a esse novo paradigma.

Nesse evento será apresentado o projeto que deu origem ao jogo e as principais regras e dinâmicas do jogo, para que docentes, profissionais e demais interessados possam efetivamente utilizar esse material em suas empresas e instituições de ensino.

Os demais materiais e informações estão no site do projeto  . Para realizar o download dos arquivos, é necessário preencher este formulário.

Leia mais, acessando a reportagem produzida pelo G1.