Professores do Departamento de Geotecnia estão entre os premiados da ABMS
02 de dezembro de 2020
Professor Tarcisio - Departamento de Geotecnia da EESC

A partir de uma lista de reconhecidos e destacados profissionais atuantes na Área de Geotecnia, o nome do professor Tarcísio Barreto Celestino foi indicado para receber o Prêmio Terzaghi ABMS - Biênio 2018-2019, promovido pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica.

Celestino é docente do Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

O Prêmio Terzaghi, instituído pela ABMS em memória ao grande mestre Karl Von Terzaghi (1883 - 1963) destina-se a distinguir o autor do melhor trabalho ou do melhor conjunto de trabalhos publicados no Brasil, sobre a especialidade, em cada biênio, coincidente com a eleição da Diretoria.

A escolha foi baseada no regulamento da ABMS para o Prêmio e atendeu a um perfil traçado pela Comissão do Prêmio: encontrar candidato com senioridade, autor de contribuição clara, gerada com continuidade no tempo, em uma área de conhecimento especializado, com produção autoral correspondente e ativa, seja oriunda de atividade profissional ou acadêmica. Foram também examinados os nomes dos recipientes anteriores do Prêmio Terzaghi.

Professora Thaise (Crédito: ABMS)

A ABMS também promoveu a entrega do Prêmio Costa Nunes, que destaca o autor da melhor tese de doutorado do último biênio. A vencedora foi a engenheira civil Thaise Morais, com o trabalho Comportamento térmico e termomecânico de fundações por estacas trocadoras de calor em solos não saturados em região de clima subtropical.

Leia mais sobre essa premiação.

Thaise, que atualmente é professora temporária do Departamento de Geotecnia da EESC, concluiu o doutorado em Ciências pelo programa de pós-graduação do respectivo Departamento, sob orientação da professora Cristina de Hollanda Cavalcanti Tsuha.

Sobre os premiados

Tarcísio Barreto Celestino

O Engenheiro Civil Tarcísio Barreto Celestino formou-se em 1972 na Escola Politécnica da USP - SP, realizou seu mestrado em 1978 e doutorado em 1981 na University of California at Berkeley. Ao longo de toda sua vida profissional vem se dedicando a diversas sociedades técnicas tais como ABMS, ABGE, ISRM e ITA, nesta última tendo sido presidente no período de 2016 a 2019. Publicou cerca de 170 artigos, sendo 34 em periódicos, 10 desses na revista Soils and Rocks da ABMS e em 12 artigos dos 34 em periódicos, foi seu primeiro autor. Um dos seus trabalhos mais recente, com outros autores, foi publicado neste ano na Soils and Rocks - Tunnel Misalignment with Geostatic Principal Stress Directions in Anisotropic Rock Masses. SOILS & ROCKS, v. 43, p. 123-138, 2020.

Curioso apontar que o indicado recebeu o Prêmio Manuel Rocha da ABMS do biênio 2010-2011. Relembre-se que este prêmio é outorgado a profissional, que tenha contribuído com realizações técnicas importantes, concretizadas ou não por publicações técnicas, e cuja realização tenha sido empreendedora, criativa e inovadora, contribuindo ainda para a formação de escola no campo de sua especialidade. Trata-se, portanto, de dupla e rara premiação, agraciada à apenas outros três reconhecidos profissionais: Dirceu Alencar Velloso, Nelson Aoki e Luciano Décourt.

Fundamental e importante à sua distinção, sua característica prática profissional (através da empresa THEMAG, onde a exerce) e acadêmica (USP-SC onde cria escola e produz conhecimento), junto a uma significativa produção com qualidade profissional e científica, em uma área de conhecimento tradicional da Geotecnia - a Mecânica das Rochas, dos Taludes em Maciços Rochosos, dos Túneis, das Barragens e áreas afins. Com este perfil profissional e belíssima história, os membros da Comissão tem plena consciência do merecimento do Engenheiro Tarcísio Barreto Celestino para receber a maior honraria da ABMS, o Prêmio Terzaghi.

Thaise da Silva Oliveira Morais

Thaise é engenheira civil formada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mestre e Doutora em Ciências pelo programa de pós-graduação em Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Ela possui experiência em engenharia de fundações, tendo atuado em pesquisas relacionadas a fundações por estacas trocadoras de calor (energy piles), solos tropicais não saturados, ensaios geotécnicos e térmicos in situ e em laboratório, instrumentação para aplicações geotécnicas, provas de carga instrumentadas em fundações.

Atualmente desenvolve estágio de pós-doutoramento e, como professora contratada do  Departamento de Geotecnia da EESC, leciona as disciplinas de fundações no curso de engenharia civil e mecânica dos solos e fundações no curso de arquitetura e urbanismo.

Com informações da ABMS