Projeto de grupo extracurricular da EESC é semifinalista em prêmio nacional voltado à alimentação.
26 de outubro de 2020

O projeto Kairós, desenvolvido por estudantes da EESC, IFSC e ICMC, foi um dos 15 projetos semifinalista selecionados pelo Prêmio Alimentação em Foco 2021.

O prêmio é uma iniciativa desenvolvida pela Fundação Cargill em parceria com a Enactus Brasil e tem o intuito de fomentar iniciativas com a temática da alimentação, desde a produção até a oferta e consumo de alimentos.

O Kairós é um dos quatro projetos atualmente desenvolvidos pelo time Enactus Campus São Carlos e atua no Acampamento Capão das Antas, uma comunidade de produtores rurais no extremo sul da cidade.

Por meio da inserção de conhecimento, tecnologias e métodos inovadores de produção, pretende-se aumentar a visibilidade da comunidade, gerar uma renda mais estável aos agricultores, além de tornar o consumo alimentos produzidos sem agrotóxicos mais acessível.

Sobre a Enactus

Trata-se de uma organização internacional sem fins lucrativos, constituindo uma rede de estudantes, líderes executivos e líderes acadêmicos, onde é fornecida uma plataforma para os universitários criarem projetos de desenvolvimento comunitário que colocam capacidade e talento das pessoas em foco.

O Enactus Campus São Carlos é um grupo de extensão da EESC que começou a se estruturar no ano de 2013 com o objetivo comum de ajudar a sociedade local por meio do empreendedorismo social.

Atualmente, conta com 36 membros ativos de diversas unidades do Campus e com a participação e tutoria dos professores Evaldo Luiz Gaeta Espindola, do Departamento de Hidráulica e Saneamento, e  Mateus Cecílio Gerolamo, do Departamento de Engenharia de Produção.

O time possui quatro projetos em execução, atuando com alfabetização de crianças, agricultura familiar, conforto térmico acessível em moradias e aulas de empreendedorismo.

Mais informação:
Time Enactus Campus São Carlos