Aluna de pós-graduação da EESC vence o Prêmio Cátedra Abertis
02 de outubro de 2020

A aluna de pós-graduação Aurenice da Cruz Figueira, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, foi a vencedora do Prêmio Cátedra Abertis 2020, categoria melhor tese de doutorado ou dissertação no tema de segurança viária, com o trabalho "Manobra de ultrapassagem em pista simples bidirecional com simulador de direção".

O prêmio reconhece projetos de estudantes brasileiros no segmento de infraestrutura de transportes e segurança viária, com reconhecimentos que somam € 14 mil para teses e dissertações, e é promovido pela Arteris, uma das principais empresas de concessão de rodovias do Brasil, em conjunto com a Fundação Abertis e com a Escola Politécnica da Universidade São Paulo. A cerimônia virtual de entrega aconteceu no último dia 24.

Já na categoria gestão de infraestrutura de transportes e engenharia de transportes foi premiado Willian Fedrigo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com o estudo “Factors affecting strength, stiffness and fatigue behaviour of cold recycled cement-treated mixtures”.

Os concorrentes da quinta edição da Cátedra Abertis foram avaliados por um júri de professores universitários indicados pela diretoria da Cátedra Abertis-USP. Além do prêmio de € 7 mil para cada um, os contemplados da edição brasileira poderão concorrer na edição internacional.

Promovido desde 2003 em universidades renomadas da Espanha, França, Itália, Brasil, Chile e Porto Rico, o Prêmio Cátedra foi idealizado pela Abertis para estimular e reconhecer trabalhos acadêmicos no campo de transportes e segurança viária. A Abertis, uma das acionistas da Arteris, é uma das maiores empresas em gestão de infraestrutura rodoviária, com 8.650 km de rodovias ao redor do mundo.

Estiveram presentes na live de premiação a diretora da Cátedra Abertis Brasil, Liede Bernucci, e o presidente da Arteris, Andre Dorf.

Sobre a tese

A tese de doutorado “Manobra de ultrapassagem em pista simples bidirecional com simulador de direção”, de autoria de Aurenice da Cruz Figueira, foi defendida no ano passado, dentro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes (EESC), sob orientação da professora Ana Paula Camargo Larocca. Em 2020, os trabalhos publicados decorrentes da tese, foram “Analysis of the factors influencing overtaking in two-lane highways: A driving simulator study” e “Proposal of a driver profile classification in relation to risk level in overtaking maneuvers” em Transportation Research Part F: Traffic Psychology and Behaviour.

Com informações e foto da Arteris (RPMA Comunicação)