Equipe de Concreto da USP de São Carlos é campeã no primeiro Concregame
29 de setembro de 2020

A Equipe de Concreto da USP de São Carlos  (ECon) participa anualmente das as cinco categorias de concursos técnicos estudantis (APO, Cocar, Concrebol, Quem sabe faz ao vivo e Ousadia) promovidos pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon).

Composto por cerca de 50 alunos de graduação dos cursos de Engenharia Civil (Escola de Engenharia de São Carlos - EESC) e Arquitetura e Urbanismo (Instituto de Arquitetura e Urbanismo - IAU), o grupo é orientado pelos professores Alessandra Lorenzetti (COCAR, Concrebol e Quem sabe faz ao vivo), Ricardo Carrazedo (APO e Ousadia), Luciana Schenk (Ousadia) e Jeferson Tavares (Ousadia).

Desde de seu início, a equipe sempre marca presença no Congresso Brasileiro do Concreto para participar dos concursos estudantis. Porém, em 2020, isso não foi possível, porque todas as atividades presenciais foram adiadas em virtude da pandemia. Tendo em vista essa situação, a diretoria geral e a diretoria dos concursos estudantis do Ibracon realizaram um congresso de maneira virtual e também criaram uma modalidade de concurso estudantil  (Congregame) que pôde acontecer de forma remota. Foi a primeira edição do concurso, e a Equipe ECon conquistou a melhor classificação (1º lugar).

Membros da ECon comemora durante o anúncio da equipe vencedora do concurso.

Sobre o Congregame

O concurso tem como objetivo responder a questões sobre concreto com a maior assertividade e menor tempo possível. Dessa forma, o Ibracon acredita que o concurso dissemine conhecimento sobre o material de construção mais usado no mundo, o concreto; incentive a pesquisa sobre concreto para estruturas, concretos especiais, dosagem e controle de qualidade do concreto, entre estudantes de graduação dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo; e estimule a busca de conhecimento geral na área de tecnologia do concreto para estruturas, fazendo com que os alunos fixem o conteúdo de uma forma divertida, em uma competição de perguntas e respostas na qual o grupo de competidores mais inteirado na temática vence.

Foram quatro rodadas, nas quais os grupos recebiam um questionário para responder, em uma hora, 14 perguntas, totalizando 25 pontos, sobre sete macrotemas da área de concre durabilidade, reações químicas, propriedades no estado fresco, propriedades no estado endurecido, controle tecnológico, dosagem e sustentabilidade. A pontuação final considerou os pontos e o tempo das duas melhores rodadas. A equipe da ECon obteve nota máxima em três das quatro rodadas, resultando em uma pontuação final de 50 pontos e um tempo de 29 minutos.

Participaram do grupo as alunas da EESC: Giovanna Jacomelli, Maria Luisa Vasconcellos e Rafaela Fernanda Gomes. As alunas foram orientadas pela professora Alessandra Lorenzetti de Castro, do Departamento de Engenharia de Estruturas (SET).

No momento, a equipe está focada no desenvolvimento de seus projetos para o próximo ano e busca de novos patrocínios para consagrar-se nas competições de 2021. As demais competições ocorrerão no congresso presencial, entre os dias 31 de março e 2 de abril de 2021, em Florianópolis (SC).

Mais informações:
facebook.com/econeescusp