Projetos de impacto social do Grupo SEMEAR participam da competição virtual de robótica CoRA
21 de setembro de 2020

A participação em eventos competitivos é uma das experiências mais marcantes dentro da atuação de grupos extracurriculares. Mostras, feiras e competições constituem uma importante oportunidade de aumentar a difusão dos projetos desenvolvidos e entrar em contato com iniciativas inovadoras, o que é de muito proveito aos estudantes.

Infelizmente, a impossibilidade de realização dos principais eventos no contexto de isolamento social é mais uma das difíceis mudanças com as quais esses grupos tiveram de lidar. Nesse sentido, há organizações que vêm propondo meios de adaptá-los em modalidades remotas, para que não falte aos grupos essa importante experiência.

A Competição de Robôs Autônomos (CoRA) é realizada pelo Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais (PETEE UFMG) desde 2014, e no ano de 2020 foi adaptada para a modalidade virtual. O evento é destinado a interessados por robótica, de todos as idades e níveis de conhecimento, que são incentivados a aplicar o que aprenderam em projetos. Há quatro categorias, que incluem iniciativas técnicas e também sociais.

Presente no campus da USP de São Carlos há 10 anos, o Grupo SEMEAR marcou extensa presença em competições de robótica pelo país, e o interesse não foi diferente no cenário atual: a equipe está participando da CoRA na categoria de Impacto Social com dois de seus projetos: o RoboWeekend e o Disque Robótica, sendo que este último foi selecionado como finalista.

SEMEAR

O Grupo Soluções em Engenharia Mecatrônica e Aplicação na Robótica (SEMEAR) é uma organização estudantil sem fins lucrativos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. O objetivo do grupo é complementar a formação acadêmica e profissional de seus membros por meio do desenvolvimento de projetos inovadores em engenharia e robótica, desde robôs de combate e drones até iniciativas de extensão social em tecnologia.

O grupo acredita na missão de levar à comunidade o poder da robótica, e foi nesse contexto que surgiram os dois projetos inscritos na CoRA. A categoria de impacto social na competição é um importante meio de demonstrar como o conhecimento técnico científico pode ser aplicado diretamente para uma mudança social.

O RoboWeekend é um evento on-line e gratuito sobre robótica que acontece no YouTube, e até agora já contou com webinars, rodas de conversa e workshops de temas bastante relevantes. O objetivo é levantar a voz da robótica e criar uma referência em conteúdo da área no país, difundindo tecnologias aplicadas na indústria, pesquisas acadêmicas e também trabalhos sociais. A segunda edição, RoboWeekend 2020.II, abordou cultura maker, a robótica em cursos de graduação e representatividade feminina, reunindo para uma proveitosa discussão alunos de ensino médio, educadores, universitários e entusiastas da área.

Já o Disque Robótica surge no contexto da atual pandemia, onde competições e mostras de profissões não podem ser realizadas. Assim, para sanar dúvidas de alunos do Ensino Médio, época rodeada de incertezas sobre a escolha de curso e faculdade, o Disque Robótica oferece palestras virtuais feitas por membros do SEMEAR de diferentes áreas da engenharia, para levar um pouco da experiência da universidade aos estudantes e incentivar a seguirem a carreira de exatas. Além disso, são dadas dicas para vestibulares da Fuvest e ENEM e discutidas a relevância e a atuação da robótica, no Brasil e no mundo.

Para se inscrever na competição, os participantes tiveram que produzir e enviar um vídeo pitch de 2 a 4 minutos, que passou por uma seleção e foi colocado em votação no Instagram do PETEE UFMG.

Para votar nos projetos do grupo SEMEAR, basta curtir os vídeos, que podem ser acessados pelos links:

Vídeo do Disque Robótica           Vídeo do RoboWeekend

Acesse também as mídias do PETEE:
Canal no YouTube ou Site

Texto: SEMEAR