EESC recebe doação da empresa suíça Toradex
15 de setembro de 2020

Acompanhando a rápida evolução tecnológica e a necessidade de manter atualizadas e motivadoras as aulas práticas das disciplinas de sistemas embarcados dos cursos de Engenharias Aeronáutica e Mecatrônica, a empresa Suíça Toradex e sua filial no Brasil estão doando 40 computadores em módulo Colibri VF50 128MB  ao Departamento de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. Como complemento, também foram cedidas à instituição placas base Viola.

Guilherme Fernandes, da Toradex Brasil, e o professor Glauco Caurin, da EESC.

Os sistemas viabilizam inclusive a realização de aulas práticas de forma remota em tempos de pandemia.

Nos primeiros anos de Engenharia, os alunos, mesmo em casa, têm contato com maker boards didáticas de baixo custo. Com a doação dos computadores em módulo Toradex, os laboratórios da EESC  possibilitarão aos alunos o salto de um ambiente hobbista para o ambiente profissional.

A doação foi feita por meio do Programa Parceiros da EESC e permite que os alunos entendam como os sistemas embarcados são aplicados em produtos e processos aeroespaciais, automotivos, sistemas de defesa, sistema de entretenimento e sinalização digital, edge computing, automação industrial e robótica, eletromédicos e automação comercial.

Segundo Guilherme Fernandes, diretor de Vendas da Toradex Brasil o mercado de sistemas embarcados sofre hoje com uma enorme escassez de mão de obra qualificada. "Tenho visto diversas empresas com projetos parados por falta de talentos. A Escola de Engenharia de São Carlos chamou nossa atenção por seu trabalho na formação de talentos nessa área. Estamos felizes em colaborar com esses kits de desenvolvimento permitindo que a Escola continue contribuindo com a indústria”.

Já para o professor Glauco Caurin, do Departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC, "as mudanças tecnológicas ocorrem cada vez mais rápidas e o desafio consiste em capacitar pessoas a reaprender e se adaptar ao novo".

Pacas base Viola também doadas junto com os computadores.

Following the fast technological evolution and the need to maintain the practical classes on Embedded Systems updated and motivating; the Swiss company Toradex and its subsidiary in Brazil are donating 40 Colibri VF50 128MB Computers on Module (CoM) and additionally Viola base boards to the Aeronautical Engineering Department - EESC - USP.

The systems even make it possible to conduct practical classes remotely in times of pandemic.

In the first years of the Engineering Course and even at home, students have contact with low cost didactic maker boards. With the donation of Toradex CoMs, EESC-USP Laboratories will allow students to jump from a hobbyist environment to a professional one.

The resources donated in the “EESC Partners” program allow students to understand how embedded systems are applied in Aerospace, Automotive, Defense Systems, Digital Signaling and Entertainment Systems, Edge Computing, Industrial Automation and Robotics, Electromedical and Commercial automation. Additionally, according to Guilherme Fernandes, Toradex Brasil sales director: “The embedded systems market today suffers from a huge shortage of qualified labor, I have seen several companies with projects stopped due to a lack of talent. The São Carlos School of Engineering drew our attention for its work in training talents in this area. We are happy to collaborate with these development kits allowing the School to continue contributing to the industry ”. according to Glauco Caurin, Prof. at the Dept. Aeronautics Eng. EESC USP, technological changes occur faster and faster and the challenge is to teach people how to relearn and adapt to new realities.