Evento pela internet apresenta carreiras e atividades na área de robótica
10 de setembro de 2020
Compartilhe:

A partir de 11 de setembro ocorrerá via YouTube a transmissão do RoboWeekend 2020.II, um evento que reunirá pesquisadores, empresas e especialistas em robótica para discutir a atualidade do assunto em diferentes vertentes. Cultura maker, robótica na graduação e representatividade feminina são alguns dos tópicos presentes na programação.

RoboWeekend é promovido por estudantes da USP, integrantes do Grupo Semear e do Centro de Robótica da USP (CRob), com participantes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). A importância do evento está em incentivar a exploração desse campo do conhecimento, cada vez mais atual e presente no cotidiano. “Quando falamos de robótica, estamos falando de universidades realizando pesquisas muito promissoras, empresas usando tecnologias que aumentam as possibilidades de produção, crianças e adolescentes alcançando grandes oportunidades através da participação em grupos e eventos, e com isso, desenvolvimento científico, econômico e social de alto impacto na sociedade”, explicou Ana Luisa Maia, estudante de Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Energia e Automação e co-coordenadora do evento.

Imagem: Divulgação / RoboWeekend

Segundo ela, apesar da ausência de reuniões presenciais devido à pandemia, o formato on-line trouxe novas possibilidades. “Com o evento sendo realizado pela internet, a localização deixa de ser uma limitação e assim conseguimos a presença de ministrantes e também de público de qualquer lugar”, disse Ana Luísa, ressaltando que a primeira edição, por exemplo, teve interessados de diferentes países.

O evento ocorrerá durante um fim de semana inteiro, durante os dias 11, 12 e 13 de setembro. A mesa de abertura falará sobre cultura maker, um conceito que defende a fabricação de objetos com as próprias mãos por meio de um ambiente de colaboração entre grupos e pessoas. Para isso, contará com presenças como a do youtuber Flávio Guimarães, do canal Brincando com Ideias.

No dia, haverá apresentação das experiências de estudantes da graduação com robótica, voltadas a estudantes do ensino médio interessados no tema. Além de webinars sobre os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Computação e Ciências da Computação, os organizadores do evento também falarão sobre as oportunidades oferecidas pela USP.

Por fim, haverá conteúdos ministrados por mulheres especialistas em assuntos como Inteligência Artificial e e robótica educacional. “O objetivo é valorizar essas representantes e encorajar meninas a seguirem essa área através da apresentação de trabalhos bastante relevantes”, afirmou Ana Luísa.

A transmissão do evento será ao vivo e gratuita. Para assistir, basta acessar o canal no YouTube. Mais informações sobre a programação podem ser encontradas nas redes sociais: FacebookInstagram e LinkedIn

Programação RoboWeekend 2020.II


Veja também