Aluno da EESC conquista Prêmio Universitário do Ano
24 de agosto de 2020

O estudante do Curso de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP e coordenador geral do Time Enactus Campus São Carlos, Bruno Chicarelli Alcântara, foi agraciado com o Prêmio Estudante Universitário do Ano durante o Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB) 2020, ocorrido no último mês de julho. O encontro aconteceu de forma virtual e conectou estudantes, jovens empreendedores, professores e empresários de todo o País.

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar estudantes a melhorar o mundo por meio do empreendedorismo. O Prêmio Estudante Universitário do Ano visa reconhecer dedicação e excelência dos integrantes da Rede Enactus Brasil – que no ciclo 2019-2020 contou com mais de 3 mil participantes –, analisando o impacto da ação empreendedora de cada um no sentido possibilitar o progresso das comunidades atendidas, dos membros do time e da própria Rede.

A escolha do aluno da EESC como vencedor foi feita por meio de uma competição que avaliou o engajamento e a capacidade de mobilização do candidato a partir de um vídeo elaborado pelo estudante. Além da homenagem durante o ENEB 2020, Alcântara recebeu como premiação um voucher para a compra de produtos eletrônicos.

Outros destaques – A equipe de São Carlos ficou em primeiro lugar no Prêmio Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis da ONU, com Projeto Domus (saiba mais nesta página), foi semifinalista do Campeonato Nacional Enactus Brasil 2020 – que julga os projetos de empreendedorismo social desenvolvidos pelos times de todo Brasil em comunidades em situação de vulnerabilidade – e teve cinco trabalhos submetidos e aprovados no V Simpósio Nacional de empreendedorismo Social Enactus Brasil, o qual foi realizado concomitantemente com o ENEB e reuniu pesquisadores, empresários e estudantes interessados em empreendedorismo social e gestão de pessoas.

Além disso, o professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS) da EESC, Evaldo Luiz Gaeta Espindola, classificou-se entre os Top 10 do Prêmio Professor Universitário do Ano.

Sobre o Time Enactus Campus São Carlos

O Enactus Campus São Carlos é um grupo de extensão da EESC que começou a se estruturar no ano de 2013 com o objetivo comum de ajudar a sociedade local por meio do empreendedorismo social.

Atualmente, conta com 44 membros ativos de diversas unidades do Campus e com a participação e tutoria dos professores do SHS, Evaldo Luiz Gaeta Espindola, e do Departamento de Engenharia de Produção da EESC, Mateus Cecílio Gerolamo.

O time possui quatro projetos em execução, atuando com alfabetização de crianças, agricultura familiar, conforto térmico acessível em moradias e aulas de empreendedorismo.

Clique aqui e confira o Relatório Anual do ciclo 2019-2020 com todos os resultados obtidos pelo Time, ou confira o vídeo apresentado no ENEB 2020.

informação
Time Enactus Campus São Carlos