USP é a melhor universidade ibero-americana em ranking internacional
23 de agosto de 2020

A USP é uma das 150 melhores universidades do mundo segundo o Academic Ranking of World Universities 2020 (ARWU), divulgado no dia 15 de agosto pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy. O ranking avaliou mais de 2 mil instituições e classificou as mil melhores.

Harvard manteve a liderança do ranking pelo 18º ano consecutivo, seguida por Stanford. Com exceção das universidades inglesas de Cambridge (3ª posição) e de Oxford (9ª posição), todas as demais instituições que ocupam os dez primeiros lugares são norte-americanas.

Entre as brasileiras, além da USP, estão a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), empatadas no grupo 301-400, e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no grupo 401-500. Ao todo, 22 universidades brasileiras figuram na lista.

Publicado desde 2003, o Academic Ranking of World Universities (ARWU) é considerado um dos precursores dos rankings universitários. A classificação utiliza seis indicadores para avaliar as instituições, incluindo o número de ex-alunos e docentes ganhadores de Prêmios Nobel, número dos pesquisadores mais citados, número de artigos publicados nas revistas Nature e Science, número de artigos indexados no Science Citation Index – Expanded e no Social Sciences Citation Index e o desempenho de pesquisa per capita relativo ao tamanho da instituição.

Áreas de concentração

Em junho, a Shanghai Ranking Consultancy publicou o Global Ranking of Academic Subjects, vertente do ranking por área de concentração.

Nessa classificação, a USP figura entre as 50 melhores instituições do mundo em quatro áreas de concentração: Engenharia de Alimentos (10º lugar), Odontologia (10º), Ciências Agrícolas (23º) e Veterinária (30º). Em duas áreas de concentração a Universidade está no grupo que ocupa as posições entre o 51º e o 75º lugar: Biotecnologia e Matemática. E está no grupo 76-100 em Ciências Atmosféricas e Ecologia.