Transferência Externa: FUVEST abre inscrições para processo seletivo 2020/2021
06 de abril de 2020

A FUVEST anuncia a abertura da inscrição para o Exame de Transferência entre 06 e 24 de abril de 2020 para 614 vagas em 29 Unidades da Universidade de São Paulo. As vagas são para início no 2º semestre de 2020 e no 1º semestre de 2021. As inscrições devem ser realizadas por meio do site www.fuvest.br

Poderão se candidatar à transferência os alunos regularmente matriculados, no ano de 2020, em cursos de graduação de qualquer instituição de ensino superior, inclusive da USP. Ainda, poderão candidatar-se alunos que tiverem trancado sua matrícula no curso de origem, desde que, no momento da futura transferência para a USP, comprovem estar regularmente matriculados na instituição de origem.

Das 614 vagas disponíveis, 135 são para a área de ciências biológicas, 391 são em ciências exatas e 88 em ciências humanas. A novidade nessa edição do exame é a disponibilidade de uma vaga para o curso de Medicina no campus de Bauru. Os cursos que mais têm vagas disponíveis são Engenharia do Petróleo (41), em Santos, Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental (34), em São Paulo, Licenciatura em Matemática – Noturno (31), em São Paulo, e Bacharelado em Física – Noturno (31), também em São Paulo. A lista completa de vagas disponíveis por Unidade está no Manual da Transferência 2020/2021.

O exame acontecerá em duas etapas: a Pré-seleção, de caráter geral, que será a cargo da FUVEST, e a Seleção, com base em conteúdos específicos, que ficará sob responsabilidade das Unidades da USP. O exame de Pré-seleção ocorrerá no dia 17 de maio de 2020, com início às 13h00, tendo quatro horas de duração. A prova será constituída de 80 questões de múltipla escolha e avaliará os conhecimentos do candidato em várias matérias, no nível correspondente ao que é ministrado no ano inicial de cursos de graduação, conforme a área em que o curso pretendido se insira.

A taxa de inscrição será de R$ 185,00 e deverá ser paga até o dia 28 de abril por meio de boleto bancário. Haverá a possibilidade de redução de 50% ou 100% da taxa de inscrição em determinados casos, conforme prevê a Lei Estadual nº 12.782, e os interessados devem preencher o formulário online e enviar de forma eletrônica os documentos pessoais e comprovantes de sua situação socioeconômica até 12h de 03 de abril (sexta-feira) por meio do site www.fuvest.br

Para a realização da prova, os candidatos deverão levar documento original de identidade com foto e caneta esferográfica de tinta azul e com corpo transparente. Será permitido o uso de lápis e borracha apenas para rascunho.