Aluno da EESC é selecionado para programa global de jovens líderes
31 de julho de 2020
Compartilhe:
Matheus está entre os 10 brasileiros selecionados em programa internacional para jovens líderes. Foto: Matheus Jacobsen/Arquivo pessoal

O estudante Matheus Jacobsen, do curso de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, está entre os 10 brasileiros selecionados para participar do Cargill Global Scholars Program (CGSP), iniciativa internacional que capacita jovens com potencial de liderança no futuro. Por meio de seminários, orientações individuais, estudos de caso, eventos de networking e outras ações, o Programa visa desenvolver habilidades de pensamento crítico nos participantes, além de formar uma rede global de estudiosos e ajudá-los a ser a próxima geração de inovadores do mundo.

O jovem que está no terceiro ano de graduação na EESC conta que se interessou em participar do Programa principalmente pela oportunidade de receber mentorias e trocar experiências com grandes líderes mundiais: “Neste momento da nossa vida surgem mil e uma possibilidades, então as orientações que iremos receber servirão para nos auxiliar a fazer a escolha certa. Eu digo que nós somos a média das cinco pessoas com quem a gente mais convive, por isso que ter a chance de estreitar relações com profissionais que admiramos, que um dia queremos nos tornar, sem dúvida abre caminho para o sucesso”, conta o aluno. 

Embora tenha apenas 21 anos, o estudante já possui diversas experiências com liderança. Ele foi membro da diretoria da Secretaria Acadêmica da Engenharia Elétrica (SA-SEL) da EESC e presidente e diretor de relações externas da Semana de Integração da Engenharia Elétrica (SIEEL), organizada em parceria por alunos da USP e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é curador de apresentações culturais da TEDx USP São Carlos;  representante discente do Centro Avançado EESC para Apoio à Inovação (EESCin), onde teve a oportunidade de organizar a SancaThon 2020; e recentemente foi convidado para ser um dos responsáveis pela expansão no Brasil da Josh Talks, plataforma de mídia indiana voltada para atividades de impacto social. 

Cargill Global Scholars Program (CGSP) – Oferecido pela empresa Cargill, em parceria com o Instituto de Educação Internacional (IIE), o CGSP seleciona 10 estudantes de cada país habilitado a concorrer no Programa. São seis no total: Brasil, China, Índia, Rússia, Indonésia e Estados Unidos. 

Para participar, os candidatos devem possuir bom desempenho acadêmico, estudar em áreas de interesse da Cargill e enviar cartas de apresentação pessoal e recomendação. Se forem aprovados nessa etapa, os estudantes devem ainda passar por uma entrevista. Os selecionados recebem uma bolsa de estudos, tutoria mensal de carreira e participam de atividades nacionais e internacionais.

Texto: Henrique Fontes – Assessoria de Comunicação do SEL/USP

Mais Informações
Assessoria de Comunicação do SEL/USP
E-mail: comunica.sel@usp.br
Telefone: (16) 9 9727-2257


Veja também