Estudantes da Engenharia de Produção da EESC-USP apresentaram resultados do Projeto Integrado de Melhoria (PI)
28 de julho de 2020

No dia 8 de julho, projetos desenvolvidos por alunos do sétimo período do curso de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP foram apresentados à comunidade em apresentação on-line. O evento aconteceu de forma totalmente virtual e reuniu até 162 participantes simultâneos na plataforma Google Meet, que incluíam estudantes do terceiro e quarto anos do curso, estudantes de pós-graduação, docentes, representantes das empresas parceiras e da EESC e inscritos de diversas instituições de ensino.

Os projetos apresentados marcaram o encerramento do primeiro semestre letivo de 2020 para os alunos do quarto ano, realizado excepcionalmente em formato não presencial. A abordagem pedagógica utilizada foi a Aprendizagem Baseada em Projetos – Project Based Learning (PjBL), realizada em colaboração com organizações parceiras, que apoiaram o desenvolvimento de projetos de melhoria utilizando na prática os conteúdos teóricos aprendidos.

A edição de 2020 contou com a participação de cinco organizações parceiras: Casale, Latam São Carlos, Iguatemi São Carlos, Prefeitura do Campus USP de São Carlos e Ernst & Young (EY) Brasil Consultoria. Apesar da Santa Casa de São Carlos ser uma instituição parceira, nessa edição não participou em virtude dos seus esforços no combate à pandemia do novo coronavírus.

Veja alguns depoimentos de participantes do projeto e do evento:

"Ao longo do Projeto Integrado pude desenvolver minhas habilidades técnicas, com apoio de professores e profissionais do mercado experientes, e minhas habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, ao trabalhar em uma equipe com pessoas de personalidades e aspirações diversas. Em suma, o PI me trouxe a vivência de mercado, mas em um ambiente acadêmico controlado e seguro para meu desenvolvimento."

Bárbara Simões Fialho
Estudante do 4o ano do curso de Eng. de Produção da EESC-USP

"O Projeto Integrado é uma iniciativa maravilhosa. Poder fazer parte como parceiro gerou satisfação como cidadão e como profissional. Como cidadão, ver todo o preparo e organização para formar esses profissionais em uma Universidade Pública. Como profissional, poder contribuir na formação desses Engenheiros e receber um trabalho muito bem estruturado."

Marcel Garcia
Formado em Engenharia Elétrica pela EESC-USP
Coordenador Sr. de Suporte Operacional
LATAM AIRLINES GROUP.

"Fiquei impressionada com a qualidade das apresentações. O nível de detalhamento dos projetos me surpreendeu, tendo em vista que eles estiveram uma única vez de forma presencial na empresa. Vejo que essa integração entre universidade e empresa é muito importante e vem ao encontro das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) ,estabelecidas para os cursos de engenharia. O formato trabalhado serve como fonte de inspiração para outras universidades."

Camila Fabrício Poltronieri
Professora do curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Evento muito bem organizado, mostrando um excelente alinhamento entre a coordenação do curso de engenharia de produção e seus docentes. A qualidade dos resultados apresentados pelas equipes de estudantes indica a força da proposta pedagógica do curso e que disciplinas de outros cursos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) podem usufruir do Projeto Integrado,  ampliando o seu escopo para outras áreas  da engenharia.

Vilma Alves de Oliveira
Professora Titular do Departamento de Engenharia Elétrica EESC-USP
Presidente da Comissão de Graduação da EESC-USP

Mais informações sobre essa experiência podem ser encontradas no livro Relatos de Experiências em Engenharia de Produção 2020 disponível gratuitamente no Portal da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Nesse livro foram publicados dois capítulos sobre o Projeto Integrado de Melhoria do curso de Engenharia de Produção da EESC (capítulos VIII e XVIII), os quais foram também apresentados no último Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Engenharia de Produção (ENCEP-2020), dias 29 e 30 de junho de 2020.

Contatos:
Professores Coordenadores: