Oportunidade de pós-doutorado na área de transferência de calor
07 de julho de 2020

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP recebe, até o dia 15 de agosto de 2020, inscrições para uma vaga de pós-doutorado no âmbito projeto temático da FAPESP intitulado Processos de Transferência de Calor de Elevado Desempenho com Mudança de Fase Aplicados ao Aproveitamento de Energia Solar.

O projeto é coordenado pelo professor do Departamento de Engenharia Mecânica (SEM) da EESC, Gherhardt Ribatski, e o candidato selecionado será supervisionado pelo professor Luben Cabezas Gómez, também do SEM. A pesquisa é realizada em parceria com o Centro de Componentes Semicondutores e de Nanotecnologias (CCSNano) da Unicamp e o Laboratório de Sistemas de Energia Alternativa (SISEA) da Escola Politécnica da USP.

O profissional selecionado deverá trabalhar na simulação de processos de transferência de calor com mudança de fase, utilizando o método de Lattice Boltzmann (LB). Sua principal tarefa será o desenvolvimento de códigos 2D e 3D para a simulação da mudança de fase gás-líquido em microcanais com as metodologias de LB apropriadas ao estudo desenvolvido. O valor da bolsa FAPESP é de R$ 7.373,10 mensais.

Os candidatos devem enviar uma carta de apresentação com justificativa de interesse e experiência de pesquisa no tópico proposto, uma cópia do curriculum vitae e duas cartas de recomendação para o professor Gómez pelo e-mail lubencg@sc.usp.br.

Confira todas as normas e requisitos no edital de seleção, disponível em português e inglês.

informação
Profesor Luben Cabezas Gómez